Domingo, 18 de Novembro de 2018
Congressos

Seminário Internacional Arquivos e Memória “África na Imprensa Colonial e a Imprensa Colonial em África”

Início: Fim:

Arquivos, Eventos, História

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Universidade Pedagógica, em parceria com o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP), realizam no dia 6 de Novembro, no Complexo Pedagógico da UEM o Seminário Internacional Arquivos e Memória “África na Imprensa Colonial e a Imprensa Colonial em África”.

O seminário será precedido de um workshop a realizar-se no dia 5 de Novembro, das 14:00h às 18:00h, na Universidade Pedagógica-Complexo Pedagógico da FCSF / Campus da Lhanguene.

A imprensa periódica colonial é uma das fontes de arquivo fundamentais para o conhecimento e a teorização da realidade colonial de impacto persistente no mundo pós-colonial, cujos debates e combates impulsionam à História contemporânea de Moçambique e de outros países constituintes do antigo império colonial português.

O estudo da imprensa periódica colonial no desenvolvimento e encruzamento de conceitos de metrópole/colónia; colonizador/colonizado; civilizado/bárbaro; branco/assimilado/indígena e das realidades político-económicas e sócio-culturais da época colonial, sob a forma de ideais colonialistas e anticolonialistas sujeitos a debate, visa promover uma construção democrática das memórias colectivas e individuais, fazendo dialogar linhas de pensamento e experiências conflituantes. Esse estudo permite evidenciar a circulação de ideias, pessoas e interesses entre os espaços coloniais no quadro imperial e a sua modelação local.

Reconhecendo a dimensão e relevância da imprensa periódica colonial na construção da nação moçambicana e na construção de imaginários sobre Moçambique, a UEM e a UP, em parceria com a GIEIPC.IP, organizam o presente seminário internacional para a partilha de pesquisas sobre a temática.

Coordenação:

  • Prof. Doutor Joel Tembe (AHM-UEM)
  • Prof a . Doutora Sandra Lobo (GIEIPC . IP)

Para mais detalhes, consulte os documentos em anexo.

Fonte: UEM.mz

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas