Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Seminário Fronteira, Política e Cultura no Brasil na Universidade de Salamanca

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha

História, Cultura, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros, Política

O Seminário Fronteira, Política e Cultura no Brasil acontece no Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade de Salamanca (CEBUSAL), nos dias 18 e 19 de setembro de 2017. O seminário será ministrado pelas professoras Maria Medianeira Padoin e Marta Rosa Borin, da Universidade Federal de Santa Maria. A matrícula é gratuita mas as pessoas interessadas devem realizar a inscrição para obter certificado de assistência.

O evento é organizado pelo Programa de Doutorado de História Medieval, Moderna, Contemporânea e de América da Universidade de Salamanca e abordará a consolidação do Estado brasileiro, especialmente no espaço regional da fronteira sul, assim como questões relativas ao federalismo, política, religião, identidade nacional/regional, fronteira platina e historiografia.

No primeiro dia do evento, 18 de setembro, a professora Maria Medianeira Padoin aboradará a temática “El federalismo y la Revolución Farroupilha en el sur de Brasil“. O objetivo é analisar o processo de construção do Estado brasileiro no Sul do país e a relação com o espaço fronteiriço platino, destacando a Revolução Farroupilha e a construção da identidade nacional e regional.

Já na terça-feira, 19, a professora Marta Rosa Borin abordará “La devoción mariana y la política en el Brasil República (primera mitad del siglo XX)”. A ideia é analisar as devoções marianas de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do estado do Rio Grande do Sul, estabelecendo algumas relações entre o processo político-religioso dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, nos anos de 1930, para sugerir que as mudanças de sentido enunciadas estiveram ao serviço do político.

O seminário está dirigido a alunos de pós-graduação (máster e doutorado) e a pessoal docente e pesquisador, assim como a qualquer aluno interessado no tema. As sessões serão ministradas em português no Palácio de Maldonado (Plaza de San Benito, 1), de 12h00 às 14h00.

Maria Medianeira Padoin, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Brasil e coordena o grupo de pesquisa CNPq/UFMS de História Platina: poder, sociedades e instituições. Também é co-coordenadora geral do Comitê Acadêmico de História, Regiões e Fronteiras da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu.

Marta Rosa Borin, doutora em Estudos Históricos Latino-Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil; é membro do grupo de trabajo História das Religiões e Religiosidades, da Seção do Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História e do grupo de pesquisa CNPq/UFMS de História Platina: poder, sociedades e instituições.

Mais informações sobre o Seminário Fronteira, Política e Cultura no Brasil na página do CEBUSAL.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas