Sábado, 04 de Maio de 2024

Seminário As guerras civis moçambicanas numa perspectiva histórica

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Estudos Africanos, História

O seminário As guerras civis moçambicanas (1976-92, 2013-2014, 2015-?) numa perspectiva histórica, ministrado por pelo professor Michel Cahen, acontece no dia 19 de outubro, às 18h, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala D. Pedro V.

Michel Cahen é diretor de investigação do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), investigador associado da l'École des hautes études hispaniques et ibériques, Casa de Velázquez, Madrid, e investigador convidado do Instituto de Ciências Sociais, ULisboa.

Eixo temático

Desde 2012-2013, a Resistência nacional de Moçambique (Renamo) pegou de novo em armas. Apesar de ter participado nas eleições de Outubro de 2014, ela voltou de novo a fomentar ações militares a partir dos princípios de 2015, depois de várias tentativas fracassadas do poder para assassinar seu presidente. Será que Moçambique está à beira de uma nova guerra civil como a que abalou o país entre 1977 e 1992? Mas como entender que uma parte substancial da população parece compreender e até apoiar esta volta às armas? Já não há uma Rodésia ou uma África do Sul (do tempo do apartheid) para apoiar a rebelião moçambicana. Quais são os desequilíbrios na sociedade moçambicana que podem explicar essa tensão? Será o curto prazo suficiente para compreendê-los? Não seria preciso também de entender a historicidade de produção desses desequilíbrios no período pós-colonial, mas também no período colonial, recuando até antes do século XX?

A entrada é livre. Mais informações no Centro de História da ULisboa.