Sábado, 18 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Seminário de Artes Digitais (SAD) 2017

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Eventos, Arte, Cultura, Artes visuais

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2017, no auditório da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), acontece o Seminário de Artes Digitais (SAD). A terceira edição do evento tem como tema "Intermitências nas artes".

O 3º Seminário de Artes Digitais é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças, a partir de comitê de organização composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, FAD/ICAT) e tem a curadoria de Pablo Gobira (UEMG) e Tadeus Mucelli (PPGArtes).

O seminário de Artes Digitais pretende compreender, analisar e documentar a situação contemporânea brasileira do uso das tecnologias no campo da arte digital em interseção com as áreas de outras ciências, da comunicação e das políticas públicas neste contexto. Isso se dá a partir de eixos temáticos e por meio da participação dos profissionais diversos, entre eles, professores, pesquisadores, artistas, autores, curadores e gestores de organizações no país.

A partir do tema deste ano, serão abordados os seguintes eixos temáticos: imagens e interfaces tecnológicas; museus e preservação da memória; tecnopoéticas e memória; e realidades intermitentes.

No primeiro dia, 25 de outubro, quarta, acontecerá a conferência de abertura com a pesquisadora Maria Luiza Fragoso (UFRJ). A tarde será abordado o eixo temático “Imagens e Interfaces tecnológicas”, por Suzete Venturelli(UnB), Wagner José Moreira (CEFET MG) e Marcos André Penna Coutinho (UFMG).

No segundo dia, 26 de outubro, quinta, serão discutidas na parte da manhã as “Realidades intermitentes” por Wander Melo Miranda (UFMG), Rosilane Mota (PucMinas; EBA/UFMG) e Fábio Oliveira Nunes (SP). Na parte da tarde serão discutidos “Tecnopoéticas e memória” por Alckar Luiz dos Santos (UFSC) e Claudia Kozak(UNTREF/Buenos Aires/LiteLat).

No terceiro dia, 27 de outubro, sexta, serão discutidos na parte da manhã, “Museus, exposições e interfaces artísticas” por Cleomar Rocha (UFG), Nara Cristina Santos (UFSM). Na parte da tarde, serão discutidos “Linguagens híbridas nas artes digitais” por Marco Paulo Rolla (UEMG), Amanda Martins (CEFET MG) e André Araújo Menezes (CEFET MG).

Haverá também o lançamento dos livros “Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas”, de Pablo Gobira e Tadeus Mucelli(Orgs.), o livro “Design+ Arte, Ciência e Tecnologia: conexões teórico-praticas”, de Débora Aita Gasparetto (Org.) e o livro “Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo”, de Fábio Oliveira Nunes.

O SAD tem a parceria do DESIGN+ (UFSM) e conta com apoio de ampla rede de colaboradores, bem como fomento da CAPES, da FAPEMIG e da PROPPG/UEMG.

As inscrições, gratuitas, são feitas pelo site do evento.

Mais informações e programa em anexo, e pelo site: http://artesdigitais.art.br.

Documentos

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas