Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

Segundo Congresso Internacional em Arquitetura e Género

Início: Fim: Países: Portugal

Arquitetura

O Segundo Congresso Internacional em Arquitetura e Género abordará o tema Matrizes. Este conceito abrange múltiplas definições, todas inclusivas por natureza. Matrizes são lugares onde coisas nascem, modelos ou padrões que moldam formações e podem ainda reinventar um contexto. Tais imagens servem a abordagem dos atuais padrões de transformação no âmbito do tema Arquitetura e Género.
 
Convidam-se investigadores, docentes, profissionais e doutorandos, nos campos da arquitetura, do desenho urbano, da história da arquitetura e áreas afins – tais como a sociologia, a geografia e a antropologia –, a apresentarem as suas perspectivas sobre transformações nos padrões relativos ao tema Arquitetura e Género enquadradas nos quatro seguintes tópicos: Práticas, Academia, Histórias, Dados.
 
Práticas:
 
A prática arquitectónica sofre mudanças contínuas devido a diversas variáveis. Será possível relacionar transformações na prática com o número crescente de mulheres arquitetas profissionalmente ativas por todo o mundo? Que questões serão mais evidentes nas aproximações recentes ao género na arquitetura? Estaremos a assistir a uma transição no desenho urbano e na prática arquitectónica devido à influência dos estudos em género? Haverá modelos alternativos de colaboração profissional entre homens e mulheres na prática arquitectónica?
 
Academia:
 
As mulheres estão a tornar-se a maioria na academia e, a um ritmo mais lento, nas escolas de arquitetura. Como se refletirá este fenómeno na produção de investigação? Estarão os projetos relacionados com o género a florescer nas escolas de arquitetura? Estarão as escolas a adaptar estratégias de ensino em função desta realidade?
 
Histórias:
 
Os estudos de género na história da arquitetura desvendam um vasto número de profissionais anteriormente desconhecidos neste campo. Como estará a mudar o relato da história da arquitetura devido ao reconhecimento do trabalho das mulheres arquitetas? Como surgirá este campo da História refletido em diferentes países e culturas?
 
Dados:
 
A análise de dados recentes revela mudanças significativas na profissão. O que nos revela a análise de dados quantitativos relativos às mulheres arquitetas sobre a transformação do campo da arquitetura? Como poderemos interpretar estudos comparativos relativos a dados de diferentes períodos e lugares?
 
Os resumos, redigidos em inglês, português ou castelhano, deverão ter um máximo de 500 palavras e ser carregados em http://www.2ga.ulusofona.pt/form/ até 14 de outubro de 2014.
 
Datas importantes
 
Submissão de resumos: até 14 outubro 2014
Notificação de aceitação: 30 novembro 2014
Submissão de artigos completos: até 1 fevereiro 2015
Conferência: 18-20 março 2015
 
Comité Científico
 
Ariadna Cantis, Curadora, Espanha.
Barbara Penner, Bartlett School of Architecture, Reino Unido.
Jane Rendell, Bartlett School of Architecture, Reino Unido.
Jorge Figueira, Universidade de Coimbra, Portugal.
Luís Santiago Baptista, LABART Universidade Lusófona, Portugal.
Martha Thorne, IE School of Architecture & Design, Espanha.
Nuria Alvarez Lombardero, Architectural Association, Reino Unido.
Olívia de Oliveira, ETSAB Espanha, UPC Brasil.
Patrícia Santos Pedrosa, LABART Universidade Lusófona, Portugal.
 
Comité Organizador
 
Eliana Sousa Santos, CES Universidade de Coimbra, Portugal.
Maria João Matos, LABART Universidade Lusófona, Portugal.
Nuria Alvarez Lombardero, Architectural Association, Reino Unido.
Patrícia Santos Pedrosa, LABART Universidade Lusófona, Portugal.
 
Mais informações: http://www.2ga.ulusofona.pt/apresentacao/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas