Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

São Paulo | V Ateliê Internacional do Pensamento Social: Brazilian Studies

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, História

A sede da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo sedia, nos dias 10 e 11 de setembro de 2015, a quinta edição do Ateliê Internacional do Pensamento Social.

O Ateliê tem como foco o debate sobre modos e metodologias de pesquisa na área de Pensamento Social, e seu público-alvo são mestrandos e doutorandos das áreas de História e Ciências Sociais que tenham por objeto ideias, intelectuais, textos e contextos.

Este ano o tema em tela são os Brazilian Studies, muito comuns em universidades dos Estados Unidos e da Europa, bem como nos Centros de Pesquisa sobre o Brasil, estabelecidos fora do país, além dos tradicionais departamentos de Espanhol e Português, especializados em literatura hispânica, latino-americana e luso-brasileira.

Tem-se por fio condutor as seguintes questões:

- Como pesquisar em centros de estudos brasileiros sediados no exterior?
- Quais os impactos institucionais de uma perspectiva externa sobre temas e objetos usualmente tidos como “brasileiros”?
- De que modo, e com que intensidade, se dá a recepção de autores e de obras brasileiras publicadas em outras línguas?

Para tanto, serão convidados professores brasileiros de destaque no cenário internacional, com experiência na direção de centros de estudos latino-americanos ou brasileiros em universidades estadounidenses e europeias.

Após um primeiro dia com palestras e discussões com os convidados internacionais, o segundo dia, como ocorre tradicionalmente nas edições do Ateliê, será consagrado ao debate dos projetos de pós-graduandos que tenham sido submetidos e aprovados pela comissão do evento.

O Ateliê é uma iniciativa do Laboratório de Pensamento Social (LAPES), vinculado ao CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas. Desde 2011, anualmente, encontros de porte internacional têm reunido docentes brasileiros e estrangeiros que, juntamente a discentes de pós-graduação de todo o país – público-alvo do evento –, ligados às áreas de História e Ciências Sociais, promovem debates sobre o campo do pensamento social em perspectiva transnacional.

Público-alvo: Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação reconhecidos e credenciados pelo MEC.

Inscrição de trabalhos

Período de Inscrição: 10 de maio a 3 de agosto de 2015.

A inscrição consiste na respectiva submissão de um projeto que enfatize a metodologia de sua pesquisa em curso (máximo de 8 páginas, com espaçamento 1.5, Times New Roman, fonte 12, caracteres com espaço: 20 mil; e/ou limite de palavras: 3.5 mil). Não serão aceitos papers que excedam o tamanho exigido ou se desviem do foco do Ateliê, que é o debate dos aspectos metodológicos envolvidos na “cozinha” da pesquisa.

A submissão deve ser feita pelo site do Laboratório de Pensamento Social:

Mais informações: http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie