Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Relações Internacionais, Ciências Humanas e Sociais, Política Cultural, Ciência Política, Direitos Humanos

Inscrições abertas para o Seminário de especialização: “Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais” que acontece em setembro de 2017, no  Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). As inscrições estão abertas até 3 de setembro e o seminário acontece de 11 a 15 de setembro.

O seminário é organizado pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE-IUL. Este curso pretende acrescentar conhecimento especializado, a partir do olhar da antropologia, sobre a temática dos refugiados e direitos humanos, no contexto nacional e transnacional.

Eixo Temático
A temática dos refugiados não é nova. Foi, aliás, a necessidade de refletir sobre ela que deu origem aos cursos anteriormente realizados. Porém, desde o ano de 2015, vários acontecimentos relacionados, na União Europeia – naufrágios no mediterrâneo; hot-spots; construção de novos muros – e em Portugal – redistribuição de refugiados pelo país e sua recolocação; mobilização da sociedade civil; disponibilidade política e governamental para o acolhimento; mudaram, radicalmente, o modo como a sociedade olha para aqueles que agora pedem refúgio.
O ISCTE-IUL, através da Escola de Ciências Sociais e Humanas – ECSH, do Departamento de Antropologia, e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, tem sido, nesta matéria, uma das maiores referências de qualidade, até porque há já vários anos que se tem produzido conhecimento científico sobre esta temática. Este curso é particularmente orientado para o seguinte perfil:

  • Docentes do ensino secundário;
  • Docentes do ensino superior;
  • Estudantes de licenciatura;
  • Técnicos de várias instituições, públicas ou privadas que trabalhem, ou venham a trabalhar no acolhimento e integração de refugiados.
  • Voluntários de Associações e Organizações Não Governamentais;
  • Instituições (Santa Casa da Misericórdia; Segurança Social; Serviço Nacional de Saúde; SEF…);
  • Formadores e Mediadores Culturais;
  • Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, antropólogos, juristas, outros.

Mais informações através do e-mail geral.ipps@iscte.pt e na página do Seminário de especialização: Refugiados e direitos humanos, perspetivas nacionais e internacionais.

 

 

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas