Sexta-feira, 29 de Março de 2024

'Puerto El Triunfo' - Projecção e conversa com o realizador

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, História

O Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH promove a projecção do documentário ‘Puerto El Triunfo‘ (2017, 62’) e uma conversa com o realizador, Jeffrey L. Gould, historiador americano da Indiana University Bloomington.

5 de Junho, 18h00
Sala Multiusos 3 da NOVA FCSH (Edifício ID)
ENTRADA LIVRE

Sinopse:
Durante a década de 1970, El Salvador foi governado por um regime militar responsável pela repressão violenta de trabalhadores e camponeses que exigiam direitos fundamentais. Apesar das adversidades, as 1500 trabalhadoras que embalavam camarão em Puerto El Triunfo organizaram-se em sindicatos e combateram, com sucesso, por melhores salários e condições laborais decentes. No início de uma guerra civil que durou doze anos, as forças de segurança executaram ou forçaram ao exílio os dirigentes desses sindicatos. Quanto estes reemergiram, vários anos depois, o Sindicato das trabalhadoras da fábrica iniciaram um conflito debilitante com o sindicato dos pescadores, que a administração tentava eliminar. Em 1991, toda a indústria havia entrado em colapso. Puerto El Triunfo é uma janela para esta paisagem de industrialização tropical, proporcionando uma perspectiva acerca da derrota global dos trabalhadores a transição para o Neoliberalismo.