Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Processos de Justiça e Memória na Europa e na América Latina

Início: Fim: Países: França

Ciências Humanas e Sociais, Estudos Europeus, Estudos Latino-Americanos, Política

A conferência do coletivo LABEX (LABEX Les Passés dans le présent) acontece em Paris nos dias 8 e 9 de junho de 2017 e tem como tema "Dimensões Transnacionais e Globais dos Processos de Justiça e Memória na Europa e na América Latina".O evento será organizado pela Universidade de Paris Nanterre, pelo Instituto de Ciências Sociais dos Políticos (CNRS) e pela Universidade de Exeter, no âmbito do projeto financiado pelo AHRC: A criminalização do passado ditatorial na Europa e na América Latina em Perspectiva Global.

Os processos de justiça e de memória que acompanharam a "terceira onda da democratização" foram objecto de um vasto acervo de literatura académica. Esses trabalhos geralmente tomaram certas abordagens comuns. Alguns analisaram esses processos dentro das fronteiras nacionais ou fornecendo relatos comparativos de países vistos como unidades discretas, desconectadas de desenvolvimentos transnacionais ou globais. Outros, ao contrário, tentaram explicar a criminalização de ditaduras e conflitos em termos do surgimento de normas internacionais baseadas em uma ética dos direitos humanos e uma "memória cosmopolita" - muitas vezes conduzida por uma lembrança descontextualizada do Holocausto.

No entanto, estes estudos quase sempre generalizavam as tendências globais sem compreender a complexidade das tentativas locais de lidar com o passado. Nos últimos dez anos, uma terceira abordagem, focada em enredos transnacionais específicos, ganhou terreno. Esta literatura emergente começou a analisar o ativismo empiricamente transnacional, o intercâmbio de conhecimentos e conhecimentos a nível bilateral, regional ou internacional, o impacto de narrativas legais e mnemônicas fora de seus países de origem eo papel de organizações internacionais e ONGs no enfrentamento da violência de massa .

Centrando-se na Europa e na América Latina, esta conferência pretende fazer um balanço deste giro transnacional em estudos de justiça e memória e desenvolver uma análise sócio-histórica da circulação de normas, repertórios de ação coletiva e modelos adotados para lidar com os legados de autoritários de regimes e conflitos armados. Busca traçar as interconexões e influências mútuas desses processos tanto na Europa como na América Latina e entre as duas regiões, bem como as mobilizações de atores europeus e latino-americanos em instituições internacionais, ONGs globais ou em locais de outros continentes.

Mais informações e programa completo da conferência no site do projeto Les Passés dans le présent.