Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Prisioneiros de Guerra Portugueses no Século XX - Conferência Internacional

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

Conferência Internacional
Prisioneiros de Guerra Portugueses no Século XX

Local: NOVA FCSH, Lisboa
Datas: 16 e 17 de abril de 2018


Uma conferência internacional organizada pelo Instituto de História Contemporânea, cujo objectivo é gerar um espaço de debate interdisciplinar onde se pretende analisar as diversas questões associadas à detenção de militares e paramilitares portugueses em contexto de luta armada.

A 9 de Abril de 1918, mais de 6000 homens do CEP foram feitos prisioneiros pelos alemães em La Lys, naquele que constitui o caso mais notável de captura em massa de militares portugueses no século XX, somente comparável em magnitude à rendição de 3500 soldados, praças, sargentos e oficiais ocorrida em Dezembro de 1961, após a invasão de Goa, Damão e Diu pela União Indiana.

Ao longo dos últimos cem anos, muitos militares e paramilitares portugueses foram feitos prisioneiros em conflitos armados. No cativeiro conheceram maus tratos, doenças e trabalho forçado. Alguns viriam a morrer nos locais de detenção, privados de cuidados médicos, por suicídio ou assassinados pelos seus carcereiros. Outros nunca regressaram a Portugal e de vários nunca mais se soube o paradeiro.

A experiência destes indivíduos enquanto prisioneiros de guerra encontra-se pouco estudada. Por ocasião do Centenário da Grande Guerra e para estimular a investigação sobre esta temática, esta conferência pretende debater a detenção de militares e paramilitares portugueses, quer na sequência de conflitos armados nos quais Portugal esteve oficialmente envolvido, como a I Guerra Mundial, as guerras imperiais e de descolonização (ou mesmo o caso particular de Timor entre 1941 e 1945), quer naqueles em que cidadãos portugueses integraram forças militares ou paramilitares estrangeiras (como sucedeu durante a Guerra Civil de Espanha).

Palestras:

  • A Global Mass Phenomenon: Rethinking the Place of Civilian and Military Captivity in the First World War – Matthew Stibbe (Sheffield Hallam University)

  • Prisoners of War and Their Historians – Jakob Zollmann (WZB – Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung)


PROGRAMA


Contacto

portugueseprisoners@gmail.com

Inscrição

  • € 30 – Oradores (inclui dois almoços, coffee breaks e certificado de participação)
  • € 10 – Estudantes e público em geral (inclui coffee breaks e certificado de presença)

Comissão organizadora

Ana Paula Pires (IHC-NOVA FCSH e Universidade de Stanford)
António Paulo Duarte (IHC-NOVA FCSH e Instituto de Defesa Nacional)
Fátima Mariano (IHC-NOVA FCSH)
Maria José Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Rui Aballe Vieira (IHC-NOVA FCSH)
Teresa Nunes (IHC-NOVA FCSH e FLUL)

Apoio

Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial
Fundação para a Ciência e Tecnologia

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas