Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Portugal: da Revolução à Democracia

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Ciências Sociais

Conferência «Portugal: da Revolução à Democracia. Partidos, Movimentos e Atores Internacionais na Oposição ao PREC»

Na sequência do golpe de 25 de Abril de 1974, surgiram vários partidos e movimentos com diferentes projetos políticos para Portugal. Durante o ano de 1975, ao modelo político preconizado quer pelo PCP quer por segmentos da extrema-esquerda e do MFA, opuseram-se diversas forças políticas e segmentos das Forças Armadas, em muitos casos com o apoio de atores internacionais. Expressões como 'Processo Revolucionário Em Curso' e 'Verão Quente' foram cunhadas para designar este período de luta político-social e conflito latente que terminou no dia 25 de Novembro de 1975.

Aproveitando as comemorações dos 40 anos daquela data, a presente conferência tem por objetivo proporcionar uma melhor compreensão sobre a reação ao projeto político do PCP e de segmentos da extrema esquerda no contexto da Guerra Fria. Que partidos e movimentos fizeram oposição a estes modelos em 1975? Que espécie de apoio internacional receberam? Em que consistiu essa oposição? Como é que a sua ação foi percecionada?

Durante 2 dias, vários oradores darão o seu contributo para a compreensão destas questões que ainda hoje marcam os discursos políticos sobre a democratização portuguesa, numa conferência que decorrerá no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa nos dias 23 e 24 de novembro de 2015.

Organização

Riccardo Marchi (ICS-Ulisboa)
Filipa Raimundo (ISCTE-IUL)

Participantes

André Paris (ISCSP/UL)
Andrés Malamud (ICS-Ulisboa)
António Costa Pinto (ICS-Ulisboa)
António Muñoz Sanchez (ICS -Ulisboa)
Bruno Cardoso Reis (ICS -Ulisboa)
David Castaño (IPRI/NOVA)
Diego Palácios Cerezales (Universidade de Stirling)
Guya Accornero (ISCTE -IUL)
Ivo Veiga (IHC)
João Figueira (UC/CEIS20)
José Pacheco Pereira
José Pedro Zúquete ((ICS -Ulisboa)
José Manuel Lopes Cordeiro (UMinho)
Luís Nuno Rodrigues (ISCTE -IUL)
Maria José Tíscar (IEI)
Marina Costa Lobo (ICS -Ulisboa)
Marco Lisi (FCSH/UNL)
Matteo Albanese (ICS -Ulisboa)
Rita Almeida de Carvalho (ICS -Ulisboa)
Teresa Clímaco Leitão (IEP -UCP)

Conferência

23 e 24 de novembro de 2015
Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais
Av. Professor Aníbal Bettencourt, 9, Lisboa.