Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Congressos

Perspetivas queer sobre os estudos luso-afro-brasileiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Estudos Luso-Afro-Brasileiros, Género

Queering Luso-Afro-Brazilian Studies

International Conference     

Perspetivas queer sobre os estudos luso-afro-brasileiros

University of Birmingham, UK
May 5-6, 2017


Chamada para Comunicações

No seguimento do colóquio “Queeriser le canon littéraire et artistique luso-brésilien”, organizado na Universidade Paris-Sorbonne em 2014, e da conferência “Queering Luso-Afro-Brazilian Studies”, na Universidade de Dalarna, Falun, Suécia em 2016, temos o prazer de anunciar a realização de uma terceira edição em torno da mesma temática. Neste colóquio, pretende-se “queerizar” as obras e os autores e artistas canónicos, ou ainda ressuscitar os/as esquecidos/as e outros minoritários, sem nenhum critério temático ou teórico preconcebido, preferindo “à celebração de uma diferença a insinuação de uma dúvida constante, a erosão insaciável, lúdica e política, das fronteiras convencionais entre homo e hetero”. (François Cusset, Queer critics, PUF, Paris, 2002, pp. 9-10). Como o indica a própria palavra (estranho, excêntrico, bizarro), queer não designa nenhuma espécie natural nem remete para nenhum objeto determinado; adquire o seu sentido na sua relação com a norma. Assim, as práticas queer são o reflexo de uma resistência à homogeneização cultural, uma resistência à normalidade, nomeadamente à heteronormatividade ou ao “pensamento straight” (Monique Wittig).

À luz destas ideias, esforçar-nos-emos por considerar obras de autores/as, realizadores/as ou artistas portugueses/as, brasileiros/as e africanos/as a partir de uma perspectiva teórica e epistemológica focada na perturbação das noções de identidade sexual e do binómio homem/mulher, assim como na desconstrução das oposições entre natureza/cultura, sexo/género, hetero/homo, normal/anormal e público/privado. Além disso, e na senda dos debates em curso na Teoria queer, observaremos como as obras destes autores/as ou artistas podem reflectir uma desconstrução das identidades, atingindo identidades fluídas, mutáveis, contingentes ou, ainda, chegando a uma crítica do sujeito. Em definitiva, queer significará também uma articulação e intersecção de múltiplas diferenças a nível das práticas sociais, nas quais a identidade de género e a orientação sexual são consideradas aspectos importantes das nossas sociedades, tanto quanto outros factores de desigualdade e de marginalização como a raça, etnia e classe.

Orientações de trabalho sugeridas (embora não exaustivas):

  1. Manifestações do “gender trouble” (Butler) nas artes.
  2. Leituras queer de textos literários ou produções artísticas canónicas.
  3. Análise das “tecnologias do género” (De Lauretis) em textos e produções artísticas.
  4. Novas formas de identidades de género e desconstrução dos papéis de género.
  5. Renovação do estilo: kitschcampqueercyborg, melodrama, “arte bicha e butch”, excesso, subversão.
  6. Modos de vida ou olhares borderline.

Línguas de trabalho: Português, Inglês.

Envio das propostas de comunicação (20 minutos):

A proposta deve ser enviada para o endereço eletrónico de Paulo Pepe, (queeringluso-afro-brazilian@outlook.com) sob a forma de um resumo (até 300 palavras), incluindo uma breve nota bio-bibliográfica (até 200 palavras), 3 palavras-chave, filiação institucional e endereço eletrónico.

Calendário:

Prazo para envio dos resumos9 de janeiro de 2017

Notificação de aceitação13 de fevereiro de 2017

As comunicações aceites poderão vir a ser publicadas como actas da conferência.


Call for Papers

This conference continues the project initiated with the colloquium “Queeriser le canon littéraire et artistique luso-brésilien,” which took place at Université Paris-Sorbonne, Paris in 2014, and also the conference “Queering Luso-Afro-Brazilian Studies”, which took place at the Dalarna University Falun, Sweden in 2016. It aims to embrace queer readings of both canonical and “minor” or neglected Portuguese, Brazilian and Lusophone African writers and artists from any historical period. It draws on the meaning of “queer” as that which evades the social and symbolic norm without acquiring any ontological solidity, as a sign of resistance to cultural homogenization and normativity, and more specifically, to heteronormativity and what Monique Wittig described as the “straight mind.”

The organizers invite paper proposals exploring queer unsettlings of gender identity and sexual orientation, as well as deconstructions of the binaries of male/female, sex/gender, hetero/homo, normal/abnormal, and public/private, in Portuguese-language literature, cinema and visual arts. Papers drawing on the potential of queering perspectives to highlight intersectional articulation of multiple differences (rooted in sex, gender, race, ethnicity, class, and ability, among others) in social and cultural practices are particularly welcome.

 

Suggested themes:

  1. “Gender trouble” (Butler) in literature, cinema and the arts.
  2. Queering readings of canonical literary texts and artworks.
  3. Analyses of the “technologies of gender” (de Lauretis) in literary and artistic products.
  4. Deconstruction of gender roles and new forms of gender identity in Lusophone literature and art.
  5. Exploration of style: kitsch, camp, queer, cyborg, melodrama, “arte bicha,” butch, excess, subversion.
  6. Borderline perspectives and modes of existence.

 

Languages : Portuguese or English

Abstract submission: 
Submissions should include: name of author/s (including university affiliations), original title of presentation, an abstract of  300 words, 3 keywords and a brief biographical note of up to 200 words per author. 

Presentations should not exceed 20 minutes. Proposals should be submitted to Paulo Pepe via queeringluso-afro-brazilian@outlook.com

Deadline for proposal submission: 09 January 2017

Notification of acceptance: 13 February 2017

The papers accepted in this conference would also be considered to be published in the conference proceeddings.

Organizing and program committee: 

 Fernando Curopos (Université Paris Sorbonne, France)

Chatarina Edfeldt (Dalarna University, Sweden)

Alda M. Lentina (Dalarna University, Sweden)

Alberto da Silva (Université Paris Sorbonne, France)

Maria Araújo da Silva (Université Paris Sorbonne, France)

Paulo Pepe (University of Birmingham, UK)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas