Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Congressos

Perspectivas transnacionais sobre a conquista e colonização da América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Comparatistas, Estudos Ibero-Americanos, Geografia, História, Migrações

A Universidade de Cambridge, através do Centro de Investigação em Artes, Ciências Sociais e Humanas (CRASSH), organiza o simpósio Legados da conquista: Perspectivas transnacionais sobre a conquista e colonização da América Latina, nos dias 11 e 12 de Abril, no Reino Unido. Os investigadores interessados em contribuir com trabalhos podem fazê-lo até 30 de novembro.

Eixo temático

A descoberta do "Novo Mundo" é um dos pontos de referência padrão para a definição de "modernidade" a partir de uma perspectiva europeia. É também um evento histórico que teve repercussões evidentes para a interação das culturas humanas ao redor do globo. O simpósio pretende proporcionar a oportunidade para uma pesquisa comparativa sobre as maneiras em que foram representados os principais aspectos da conquista e colonização da América Latina pelos europeus e transmitidas por escrito, na cultura visual, e na cultura de alta performance ao longo dos séculos e transversalmente em toda uma gama de culturas nacionais.

O objetivo da conferência é descobrir, comparando uma seleção de casos particulares, onde existe um terreno comum entre as culturas nacionais da Europa e da América Latina no tratamento de questões-chave, onde existem diferenças significativas, e de que natureza são. São bem-vindas contribuições de investigadores em qualquer fase da carreira, incluindo pesquisas em desenvolvimento. São especialmente bem-vindas as seguintes temáticas:

  • Representações que se relacionam com a percepção de um potencial utópico no assentamento da América do Sul.
  •  Representações do comércio de escravos com a África, particularmente aqueles que se relacionam com as tentativas mal sucedidas de estender os princípios da Revolução Francesa das Índias Ocidentais.
  •  Representações da paisagem da América do Sul, a vida selvagem e as suas populações humanas indígenas que estabelecem relações com os relatos dos exploradores europeus do século XVI ao século XX.
  •  Representações de dentro das culturas da América Latina, incluindo as culturas nativas, que desafiam ou complementam os registros europeus das questões.
  •  Práticas comemorativas referentes a eventos históricos associados com a conquista, e abordagens críticas ou revisionistas da historiografia que podem ser refletidas em tais práticas.

Participarão do simpósio o Dr. Stefanie GANGER (Professor Assistente na Universidade de Colônia) e o Dr. João Cezar de Castro Rocha (Rio de Janeiro), presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada.

Mais informações na página do CRASSH e através do e-mail legaciesofconquest@gmail.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas