Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
Congressos

Património cultural e arquivos de família nos arquipélagos da Macaronésia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Arquivologia, Arquivos, Chamada para trabalhos, Património Cultural

Património cultural e arquivos de família nos arquipélagos da Macaronésia
Herencia cultural y archivos de familia en los archipiélagos de la Macaronesia
Cultural heritage and family archives in the iberian atlantic islands (Macaronesia)

As universidades de La Laguna (ULL), Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Madeira (UMa), Açores (UAç) e Cabo Verde (UCV), em conjunto com o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa-Universidade dos Açores e o Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV) e com o patrocínio da Dirección General de Patrimonio Cultural del Gobierno de Canarias, convidam a comunidade científica, proprietários privados de arquivos de familia e membros de instituições culturais e científicas a apresentar as suas propostas de comunicações para o congresso internacional Herencia cultural y archivos de familia en los archipiélagos de la Macaronesia, que se celebrará em Tenerife entre o 16 e 19 de maio de 2018.

O congresso vai-se articular em torno quatro mesas temáticas além de uma conferência inaugural sobre arquivos de família e arquivos de comunidade. Cada mesa temática será precedida de uma comunicação por convite que introduzirá o eixo temático da mesma. Os eixos temáticos de cada mesa serão os seguintes: (1) Os arquivos de família como património cultural da comunidade, (2) a procura duma nova relação entre investigação histórica, arquivos e fontes documentais, (3) o contexto histórico particular dos arquivos de família nas sociedades atlânticas e, especialmente, nos arquipélagos atlânticos e (4) as políticas culturais que se estão a desenvolver no espaço atlântico para contribuir para a conservação, investigação e difusão deste património.

Apela-se aos historiadores, proprietários de arquivos, arquivistas e ao resto da comunidade científica a participar nas sessões do congresso. Apela-se igualmente à apresentação de comunicações na secção de comunicações livres inseridas nas quatro sessões do Congresso.

Calendário

  • Envio de propostas de comunicação (resumos): 12-12-2017 ao 16-02-2018
  • Aceitação de propostas de comunicação (resumos): 26-02-2018
  • Inscrição e receção de comunicações aceites (texto completo): 26-02-2018 ao 16-04-2018
  • Inscrição de congressistas sem comunicação: 23-04-2018 ao 07-05-2018

Mais informações no site do evento: http://www.congresoarchivosmacaronesia.com/pt/index.html.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas