Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Media, Política, Sociologia

As Jornadas Internacionais "Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático"se realizam nos dias 26 e 27 de Outubro de 2017 na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Organizadas pelo  LabCom.IFP tem como objetivo reunir os investigadores de Ciências da Comunicação e de áreas afins (Ciência Política, Teoria Política, Filosofia Política, Sociologia Política e outras), com particular relevo para os interessados em comunicação política. Os resumos devem ser enviados até 30 de abril. Serão aceites trabalhos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

São particularmente bem-vindas as investigações em torno de um eixo unificador comum: as patologias e disfunções da democracia, em contexto mediáticos, em diferentes vertentes do seu envolvimento com os media tais como: a representação dessas patologias e disfunções; o contributo ou, ao invés, o prejuízo dos media para o funcionamento das instituições democráticas; a interferência dos agentes políticos na informação jornalística; a relação entre media e instituições políticas nos processos de construção da opinião pública, etc.

As jornadas internacionais centram-se em três temas que serão abordados em três painéis plenários e e em três conjuntos de sessões paralelas:

  • Comunicação e silêncios: ocultações, fatos alternativos e “fake news” - avaliar fenómenos de visibilidade / invisibilidade, silenciamento e ocultação nos processos de deliberação e de decisão política.
  • Os desafios da participação política na era da “pós verdade” - Como decorre a participação e deliberação política em face da proliferação de informação estrategicamente manipulada.
  • Patologias e disfunções da democracia: escândalo, corrupção - Analisar o impacto de fenómenos geralmente apontados como patológicos, disfuncionais e desviantes no processo democrático, bem como a sua representação mediática.

Privilegiam-se trabalhos empíricos e teóricos que envolvam debates políticos relativamente recentes como sejam, a título de exemplo, a criação da “maioria de esquerda” (ou “geringonça”) em Portugal; o Brexit; o impeachement brasileiro; as eleições americanas, a formação da administração Trump; os processos judiciários e os escândalos económicos e políticos vários.

Serão bem-vindas abordagem empíricas e de estudos e de caso bem como o abordagens teóricas complementadas com exemplos. Em termos dos paradigmas aplicáveis exemplificam-se abordagens deliberativas, críticas, participativas, funcionalistas, as abordagens influenciadas pelas teorias do agendamento, do enquadramento, do espiral do silêncio, entre outros passíveis de aplicação. As análises e as reflexões podem incidir em processos comunicacionais on line ou off line.

Mais informações na página das Jornadas Internacionais "Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático" e através do e-mail jcorreia@ubi.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas