Terça-feira, 23 de Abril de 2024

O Fio da Memória II - As artes decorativas no Palácio Fronteira e em palácios seiscentistas da região de Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Património

O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e a Associação dos Amigos das Casas de Fronteira e Alorna, promove, no dia 7 de Novembro de 2017, o segundo encontro “O Fio da Memória” dedicado à actualização de conhecimentos sobre o Palácio Fronteira. Neste II Encontro, pretende-se continuar a atribuir especial destaque à área das artes decorativas, mas lançam-se dois novos desafios aos investigadores interessados em participar: o alargamento das pesquisas aos espaços envolventes do Palácio Fronteira, e o desafio de procurar uma leitura integrada e comparada de elementos artísticos e programas iconográficos em outras casas senhoriais da região de Lisboa do mesmo período (séculos XVII) e suas reconfigurações posteriores.

Assim, convidam-se os investigadores interessados a apresentar propostas de comunicação nas seguintes áreas temáticas:

1. Decoração aplicada (pintura e estuques decorativos, azulejos, embrechados, escultura, etc.);
  2. Objectos (mobiliário, livros, ourivesaria, relojoaria, porcelanas, faianças, vidros, metais e tecidos);
  3. Inventários de bens e outros documentos relacionados com as artes decorativas em palácios da região de Lisboa.

Os textos das propostas, acompanhados de notas biográficas dos autores, não deverão exceder as 400 palavras.

As propostas deverão ser enviadas até 2 de Abril para o endereço: ofiodamemoriaII@gmail.com.

Organização: Hélder Carita (IHA / NOVA), Isabel Mendonça (IHA / NOVA), Vanda Anastácio (FL-UL).

Comissão Científica: Ana Pessoa (FCRB), Gonçalo de Vasconcelos e Sousa (UCP), Hélder Carita (IHA / NOVA), Isabel Mendonça (IHA / NOVA), Pedro Flor (IHA / NOVA), Vanda Anastácio (FLUL).

Comissão de Honra: António Herculano Lopes (Director do Centro de Pesquisa da FCRB), Berta Bustorff (Presidente da Associação dos Amigos da FCFA), Conceição Amaral (Administradora Executiva da FRESS), Cristina Pimentel (Directora do Centro de Estudos Clássicos da FLUL), Hugo O’Neill (Presidente da Associação das Casas Antigas Portuguesas), Joana Cunha Leal (Directora do IHA / NOVA), Dom José Mascarenhas (Presidente do Conselho Directivo da FCFA).