Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018
Congressos

O Culto Medieval de São Vicente

Início: Fim: Países: Portugal

História, Cultura

A recente reedição de algumas fontes sobre o culto medieval de São Vicente na Península Ibérica, pela mão de Paulo Farmhouse Alberto ("São Vicente, Diácono e Mártir", 2012) e Aires A. Nascimento ("S. Vicente de Lisboa. Legendas, Milagres e Culto Litúrgico, 2011") é uma oportunidade para revisitarmos este tema tão estudado, mas que ainda suscita tantas perguntas.
 
Farmhouse Alberto reúne textos tardo-antigos e visigóticos com decisiva influência no culto posterior, nomeadamente em Portugal. Aires A. Nascimento revê a história dos "Miracula Sancti Vincentii" dos sécs. XII e XIII e acrescenta-lhe um fragmento da liturgia da trasladação de S. Vicente, oficiada em Lisboa durante a Idade Média, e a "Relatio de translatione sancti Vincentii martiris", uma variante escrita na Flandres, entre 1184 e 1238, que testemunha a circulação da legenda lisboeta no espaço europeu.
 
Estas obras permitem esboçar um dossier hagiográfico, cobrindo a tradição textual do séc. IV ao séc. XIII, e possibilitam uma comparação do culto em Portugal, na Península Ibérica e na Europa, sem esquecer os períodos islâmicos e condal do atual território português, bem como as formas artísticas difundidas pela pintura e pela sigilografia nos séculos seguintes.
 
Quais os pontos de contacto, as eventuais influências, as estratégias de institucionalização? O objectivo do presente colóquio é responder a estas dúvidas e lançar novas hipóteses sobre o culto medieval de São Vicente.
 
Colóquio “O culto medieval de São Vicente. Textos, imagens, problemas”
20 e 21 de outubro
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
Lisboa (Avenida de Berna)

 
Para mais informações: http://iem.fcsh.unl.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas