Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Congressos

O Cinema e Seus Duplos | IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Cinema, Literatura

XIX Seminário de Pesquisa do PPG em Estudos Literários
IV Seminário Internacional de Estudos Literários
IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema

O Cinema e Seus Duplos

Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Araraquara
18 a 22 de junho de 2018


Apresentação de comunicação oral até 11/04/2018

 

O cinema é chamado de “sétima arte” porque surgiu depois das seis que o antecederam na história das artes: música, teatro, pintura, escultura, arquitetura e literatura. Ao longo de toda a sua evolução desde o final do século XIX, o cinema, pelo esforço dos seus fautores (realizadores, teóricos e críticos), não tem feito senão variados exercícios com a finalidade de libertar-se da tutela das outras artes – sobretudo da literatura e do teatro –, propondo-se como linguagem específica que, podendo embora beneficiar-se de todas as outras linguagens artísticas (como, aliás, também ocorre com o teatro), é capaz de sugerir sentidos com formas próprias, alcançadas com exclusividade pelo dispositivo técnico que gera a arte cinematográfica. A técnica que permite o close-up, por exemplo, oferece ao espectador de cinema o privilégio de ver as imagens (de rostos, objetos etc.) com detalhes que ao espectador de teatro não é dado visualizar.

Para refletir sobre essas especificidades, concentramos o XIX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, o IV Seminário Internacional de Estudos Literários e o IV Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema numa proposta única: confrontar diferentes exercícios de análise fílmica e suscitar, pelo intercâmbio de perspectivas diversas, discussões sobre o cinema enquanto linguagem específica que articula, com os seus meios próprios, outras linguagens artísticas como a da literatura, a do teatro, a da pintura, a da música, a da arquitetura etc. Destaque especial é dado ao cinema de Manoel de Oliveira (1908/2015), objeto de pesquisa de vários dos integrantes do GPDC, que propõem um ciclo oliveiriano de filmes para estimular o debate sobre o cinema e seus duplos.

O evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de junho nas dependências da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus Araraquara. É desejável que os trabalhos propostos tenham conexão com o tema proposto. Todas as submissões serão avaliadas pela comissão científica do evento.

Como é obrigatória a apresentação de comunicação aos alunos veteranos do PPGELI, esse público poderá submeter, excepcionalmente, à avaliação da comissão científica trabalhos que contemplem resultados parciais de seus projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.

 Destacamos que todos os resumos devem ser enviados conforme as normas de formatação até o dia 11/04/2018, impreterivelmente.


Instruções para apresentação de comunicação

O resumo do trabalho deve ser apresentado na seguinte formatação:

  • TÍTULO, em maiúsculas, caixa alta e centralizado;
  • Nome do Autor, na segunda linha após o título, alinhado à direita e seguido, entre parênteses, pela sigla da instituição a que esteja vinculado, curso de pós e da agência financiadora da bolsa (IES/MouD/BOLSA);
  • Na terceira linha deve ser informado o e-mail para contato;
  • Na quarta linha após o título, o Nome do Orientador, também alinhado à direita, com a sigla da instituição entre parênteses;
  • Depois dessas informações 3 palavras-chave, duas linhas após o nome do autor ou orientador.
  • texto do resumo terá início na segunda linha após as palavras-chave deverá conter, no mínimo, 300 e, no máximo, 400 palavras, sem recuo de parágrafo, com alinhamento justificado, em fonte Times New Roman 12, espaço simples.

O resumo NÃO deve conter citações ou referências. As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico do evento e os autores dos trabalhos aprovados receberão, no endereço de e-mail informado, aviso de aceite. Os resumos aprovados serão publicados no Caderno de Resumos (com ISBN) do evento e os textos completos serão entregues para publicação nos Trabalhos Completos (com ISBN) durante a realização do Seminário.

Os resumos deverão ser enviados para o e-mail seminariodepesquisappgel@gmail.com, em arquivo no formato Word, impreterivelmente até o dia 11/04/2018.

A resposta, caso a proposta de comunicação seja aprovada, será enviada a partir do dia 11/05/2018.

Mais informações: https://estudosliterarios.wordpress.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas