Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha acolhe o Colóquio Carlos Magno

Início: Fim: Países: Portugal

História

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha acolhe, no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 17.30h, o Colóquio Carlos Magno - Evocar um dos pais da Europa, no aniversário da sua morte. O colóquio tem coordenação científica de João Gouveia Monteiro. A entrada é gratuita.
 
Apresentação
 
A queda do Império Romano do Ocidente (476 d. C.) correspondeu ao fim de um Mundo que se impusera durante mais de 600 anos. Iniciou-se então a construção de uma nova Europa, sob uma tripla influência: a da velha civilização romana; a da cultura 'bárbara'; e a do Cristianismo. Coube ao reino dos Francos, a partir da dinastia merovíngia (desde Clóvis, 481-511), esboçar a primeira grande síntese de uma alternativa civilizacional. Mas foi com os Carolíngios (desde Pepino "o Breve", 751-768) que esta Europa bárbara e cristã atingiu o seu maior esplendor.
 
Nesta caminhada, é inevitável destacar a figura de Carlos Magno (768-814). Por um lado, pelas suas conquistas, que permitiram a construção de um imenso império, que se estendia da Catalunha à Hungria e da Dinamarca ao Vaticano. Por outro, pela ligação estreita com a Igreja, que permitiu a sua coroação em Roma como "grande e pacífico imperador dos Romanos"! Tantas razões para recordarmos Carlos Magno, no dia do aniversário da sua morte (28 de janeiro de 814).
 
Conferencistas
 
Professora Doutora Maria Teresa Nobre Veloso (FLUC)
Professor Doutor António Resende de Oliveira (FLUC)
Professor Doutor Francisco Pato de Macedo (FLUC)
Professor Doutor João Gouveia Monteiro (FLUC) (Moderador e Coordenador Científico)
 
Colóquio Carlos Magno
Evocar um dos pais da Europa, no aniversário da sua morte
28 de janeiro | 17h30
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Coimbra

Contactos
 
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras
3040-266 Coimbra
Telefone
239 801 160
E-mail mosteiro.scvelha@drcc.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas