Terça-feira, 16 de Abril de 2024

MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade: Cidade - Corpo Coletivo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquitetura, Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Fotografia, Música, Teatro

O  IV MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade acontece de 18 a 24 de setembro no Porto. O evento, organizado pelo PELE- Espaço de Contacto Social e Cultural, tem como tema Cidade - Corpo Coletivo e abarca quatro pilares:

• Apresentação - Espetáculos | Instalações | Performances
  • Pensamento - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias - EIRPAC
  • Formação - Oficinas
  • Documentação - Mostra de Documentários

​O MEXE abre espaço, numa parte da sua programação, à apresentação de propostas que se enquadrem nas linhas orientadoras definidas, nas três componentes: I. Espetáculos, Instalações, Performances, III Oficinas, IV Mostra de Documentários. As áreas artísticas contempladas são Teatro, Dança, Música, Artes Circenses, Performance, Pintura, Escultura, Vídeo, Fotografia, Instalação, Design e Arquitetura. Os investigadores interessados em enviar trabalhos têm até 9 de janeiro.

​Eixo temático

Nesta quarta edição o MEXE tem como grande tema “Cidade - Corpo Coletivo”. Que cidade nos inspirou no passado? Que cidade se “esgotou”? Que formas toma a cidade? Que cidade procuramos? Como construímos cidade? Como se organiza e funciona esta cidade? A cidade como plataforma de exercício da cidadania, como arena central da existência humana. A cidade nos seus múltiplos sentidos, numa visão larga, contemplando as dimensões humana e física.

A cidade como potência de múltiplas possibilidades de células de organização social, muito para além do administrativo e funcional, do rural e do urbano, muito para além da tendência para etiquetar. espartilhar e apartar para se viver. A cidade à escala dos cidadãos, mais centrada no humano. A cidade como lugar de corpos em ação que se cruzam e participam na inscrição urgente do nosso tempo.

A cidade onde se procuram e encontram continuamente novos contornos para os conceitos de: Corpo Coletivo; Utopia; Participação; Diálogo Periferia-Centro e Cruzamento.

Mais informações na página do IV Mexe.