Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Mesa-redonda “Mulheres no Cinema Português”

Início: Fim: Países: Portugal

Artes visuais, Cinema, Eventos

Mesa-redonda "Mulheres no Cinema Português" | 11 de Setembro de 2017, 18.30-20.30
Sala 2, Fundação Calouste Gulbenkian

No âmbito do Simpósio Internacional "Women in Iberian Cinema", que decorrerá em Lisboa, a 11 e 12 de Setembro de 2017, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, irão apresentar uma mesa-redonda sobre “Mulheres no Cinema Português”. A entrada é livre.

Participarão na conversa Cíntia Gil (directora do Festival Internacional doclisboa), Susana de Sousa Dias (cineasta), Joana Ferreira (produtora, C.R.I.M.), Rita Benis (argumentista e investigadora académica, FLUL), e Cristina Matos Silva (comissária para o cinema, Lisboa Film Commision).

A mesa-redonda será moderada pela jornalista Ana de Sousa Dias.

O evento tenciona incentivar a partilha de perspectivas sobre o número e estatuto das mulheres que trabalham no cinema português. Mais do que abordar paradigmas autorais, pretendemos reflectir sobre a representação das mulheres nos diferentes géneros cinematográficos, pensar o feminismo, programação e a história do cinema em Portugal, assim como discutir preconceitos de género e igualdade num campo restrito mas em desenvolvimento.

Após a intervenção das convidadas, a conversa será alargada ao público.

Fonte: comunidadeculturaearte.com