Sábado, 04 de Maio de 2024

Mesa-redonda a partir do vídeo-ensaio “A Luta das Mulheres da Guiné-Bissau”

Início: Países: Portugal

Artes visuais, Ciências Sociais, Cinema, Estudos Africanos, Mulheres

No dia 14 de maio, terá lugar no ICS-ULisboa uma mesa redonda a partir do vídeo-ensaio A Luta das Mulheres na Guiné-Bissau.

Este evento, em torno do vídeo-ensaio A luta das mulheres da Guiné-Bissau, da autoria de Alassana Djoi, Duarte Corado Teixeira e Pedro Sá, é organizado por José Luís Garcia (ICS-ULisboa) e Marta Alves (ESE-IPS). O vídeo-ensaio constitui um manifesto sobre os desafios enfrentados pelas mulheres guineenses na busca pela sua liberdade e emancipação. Começando por situar o tema na Guerra Colonial e a partir dos extraordinários contributos da guerrilheira Titina Silá, procura demonstrar que as lutas das mulheres na Guiné-Bissau permanecem até à contemporaneidade e são de natureza múltipla e complexa. A mesa-redonda será moderada por Marta Pinho Alves, responsável pela orientação do vídeo-ensaio, que, além de professora e investigadora de cinema, é a atual Presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. A sessão contará com a presença dos autores, de Luzia Moniz, africana de Angola, jornalista, socióloga e co-fundadora da PADEMA, Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, e Paulo Cunha, investigador e professor de cinema e programador no Cineclube de Guimarães e nos festivais internacionais de cinema Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc.

Pelas 14h30, na Sala 3 do ICS-ULisboa.