Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Mesa-redonda "200 anos da descoberta do Brasil por Jean-Baptiste Debret"

Início: Fim: Países: Brasil

Estudos Brasileiros

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) convida para a mesa-redonda “200 anos da descoberta do Brasil por Jean-Baptiste Debret”. O evento, coordenado por Isabel Lustosa (FCRB), acontece no dia 2 de junho, das 13h30 às 16h30, na sala de cursos. A participação é gratuita.

Ementa

No ano em que se comemora o bicentenário da chamada Missão Francesa, Jean-Baptiste Debret, o artista mais representativo daquele fato, é o tema desta mesa-redonda. Quando, na década de 1830, “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil” foi publicado na França não teve grande sucesso. No Brasil, repercussão do livro foi francamente negativa. A forma como a sociedade brasileira foi ali apresentada esteve na origem do longo silêncio com que o livro foi acolhido. As razões de sua redescoberta, nas primeiras décadas do século XX, também se prendem ao ambiente cultural brasileiro então predominante. A primeira reedição francesa da obra desde seu lançamento apareceu no ano passado sob a direção de Jacques Leenhardt que é também o responsável pela nova edição brasileira lançada este mês pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Temas e debatedores:

A Revista da Semana e a redescoberta de Debret no século XX
Anderson Trevisan (FHO/UNIARARAS)

Modelos artísticos, ideologias e conflitos na representação da Corte por Debret
Elaine Dias (Unifesp/Guarulhos)

Um retrato inédito de Debret por Louis Meunié
Julio Bandeira (Iphan)

A viagem pitoresca de Debret: história de uma reedição
Jacques Leenhardt (CRAL/EHESS)

Comentador: Francisco Alambert (FFLCH/USP)

Fonte: www.casaruibarbosa.gov.br