Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Mateus DOC X | Globalização – Globalization

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para trabalhos

O Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM) divulga a abertura do prazo para apresentação de propostas para a a décima edição do Mateus DOC, que irá decorrer na Casa de Mateus em Vila Real, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2015, subordinado ao tema Globalização.

O objetivo é reunir um pequeno grupo de entre 10 a 12 investigadores, dispostos a discutir em conjunto durante um fim de semana em Mateus, temas comuns a este tópico, convergindo perspetivas e pontos de vista de áreas diversas. Os trabalhos apresentados e resultados dos debates serão publicados em formato análogo ao que vem realizando o Mateus-DOC para as nove convocações já realizadas.

Apresentação de propostas

Um esboço do tema proposto (600 palavras) acompanhado de um CV atualizado e uma carta de apresentação do grupo ou centro de origem deverão ser entregues até 11 de setembro de 2015 através do formulário online.

Mateus DOC X | Globalização – Globalization
27 – 29 de novembro de 2015
Casa de Mateus, Vila Real

O Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas.

O objetivo principal do programa consiste em estimular o diálogo interdisciplinar entre jovens investigadores de diferentes áreas, confrontando-os com temas de atualidade e interesse geral. Pretende-se, desta forma, habituar os participantes a encarar os seus temas de reflexão e investigação numa perspetiva alargada que inclua sistematicamente pontos de vista exteriores à área científica respetiva. Esta abordagem não só enriquece o trabalho científico através do estabelecimento de novas associações de método ou de conteúdo, como também abre novos horizontes culturais, ajudando a melhor posicionar, cultural e socialmente, o percurso pessoal de cada um.

O IICM é uma associação cultural internacional, com sede na Casa de Mateus, dirigida a cientistas, artistas e outras individualidades com fortes interesses culturais, criada em 1986, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de um Mundo melhor e de promover o diálogo e a cooperação dinâmica entre indivíduos e instituições. O MATEUS DOC é um programa do IICM, realizado em colaboração com universidades, laboratórios e centros de investigação.

Mais informações: http://www.iicm.pt/pt/2015/07/mateus-doc-x-globalizacao-globalization/

Casa de Mateus por Varun Shiv Kapur | CC BY 2.0 via Wikimedia Commons.