Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Lusitanistentag 2015 | Secção: Cibercultura, linguagens e medialidade

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal, Espanha, Alemanha

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para trabalhos

Os organizadores da secção Cibercultura, linguagens e medialidade. Hibridação e conflito nos espaços geoculturais galego e lusófono, integrada no 11º Congresso Alemão de Lusitanistas: O mundo lusófono em movimento – (r)evoluções e transformações, que terá lugar entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015 em Aquisgrão, convidam para o envio de propostas de comunicação.

As propostas (20 minutos, máximo 500 palavras, 5 palavras-chave e ligadas a uma das linhas temáticas abaixo) devem ser enviadas até 20 de maio de 2015 para os coordenadores da secção:

Gabriel Pérez Durán (Universität Heidelberg): gabriel.perez.duran[at]iued.uni-heidelberg.de
Jairo Dorado Cadilla (Freie Universität Berlin): jairo.dorado[at]gmail.com
Daniel Barbero Patiño (Universität Leipzig): daniel.barbero_patino[at]uni-leipzig.de
Burghard Baltrusch (Universidade de Vigo): burg[at]uvigo.gal

Linhas temáticas da secção

• Mudança social e reconfiguração dos fenómenos socioculturais na Galiza;
• A mediação da Internet no ecossistema informativo e cultural galego em relações com os sistemas culturais lusófonos e hispânicos;
• Uma abordagem transdisciplinar dos processos de translação cultural desde e para o contexto galego, questionando os mecanismos da oposição centro/periferia;
• Variação e mudança linguística no contato de línguas na Galiza, com especial atenção às implicações culturais e linguístico-interacionais do deslocamento migratório (tanto transculturais como intraculturais) e as relações entre escrita e oralidade;
• Transformação e conflito das diferentes práticas de tradução desde e para o sistema cultural galego em relação aos sistemas culturais lusófonos e hispânicos (nível transcultural e intracultural);
• Novas formas de organização social, ciberativismo sociocultural e meios de comunicação de base na Galiza;
• O paradigma das humanidades digitais na construção e visibilidade do sistema cultural galego e de sua relação com outros espaços culturais, como os lusófonos e hispânicos.

Todas as propostas (em galego, português, inglês ou alemão) serão avaliadas através de um sistema de blind peer review e os resultados da avaliação irão ser comunicados até ao dia 30 de maio de 2015.

Conferenciantes convidados/as

― Prof. Dr. Manuel Gago (Universidade de Santiago de Compostela)
― Profa. Dra. Eugenia R. Romero (Ohio State University)

Inscrições

O período de inscrições está aberto até 30 de junho de 2015 (60€ para associados/as do DLV e 80€ a partir de 1 de julho de 2015). Mais informações em http://www.lusitanistentag2015.rwth-aachen.de/pt/inscricao/.

Mais informações:

Secção 1: «Cibercultura, linguagens e medialidade»
«O mundo lusófono em movimento – (r)evoluções e transformações»