Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Literatura e outras artes no ensino e aprendizagem de uma língua não materna [AT115] | VII SIMELP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Língua, Literatura, PLE

VII Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa

Convidamos todos a se inscreverem no Simpósio Ensino e aprendizagem de línguas na internacionalização educacional [AT047], coordenado pelas professoras Rosa Bizarro (Instituto Politécnico de Macau), Lola Geraldes Xavier (Instituto Politécnico de Macau / Instituto Politécnico de Coimbra) e Ana Maria Saldanha (Instituto Politécnico de Macau), que se realizará durante o VII SIMELP — Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa, em Porto de Galinhas-PE, de 20 a 24 de agosto de 2019.

Resumo:

Reconhece-se hoje a importância de, no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua (seja ela materna, não materna, adicional, de herança, segunda, terceira...), contemplar o recurso a materiais sociais cuja mais-valia formativa se coadune com as necessidades dos aprendentes e os desideratos das sociedades em que vivemos. A utilização do texto literário, mas também do texto fílmico, do texto dramático, do musical e de todo aquele que subjaz, estrutura ou corporiza diversas formas de expressão artística é, por conseguinte, um espaço didáctico onde as diferentes linguagens interagem na prossecução de finalidades educativas múltiplas, potenciadoras de uma formação de qualidade, não só em termos linguístico-comunicativos, mas também inter-culturais, atitudinais, comportamentais e sociais.

Pretende-se, assim, com este Simpósio apresentar perspectivas sobre o papel da Literatura e das outras artes no ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna. Nesse sentido, espera-se:

1. reflectir sobre os contributos do texto literário em diferentes processos e contextos de ensino e de aprendizagem de uma língua não materna;
  2. debater a mais-valia do recurso de artes como o cinema, o teatro, a fotografia, a pintura, a banda desenhada, a música, a arte digital, etc., no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas e interculturais;
  3. promover a partilha de saberes, experiências e materiais didácticos na educação em línguas adaptados às exigências de diferentes públicos aprendentes.

São bem-vindos estudos, reflexões, propostas e experiências de todos os níveis de ensino, de diferentes contextos educacionais (formais e não-formais) que se assumam como contributos destinados a promover a qualidade da educação em línguas.

Os trabalhos poderão ser submetidos até 15/10/2018 e o aceite será encaminhado até 31/10/2018.