Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Lisboa | CRIA: Seminário sobre Antropologia, Cinema e Turismo

Início: Fim: Países: Portugal

Antropologia, Turismo, Cinema

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promove o Seminário "Atrás, ao lado e através da câmara: antropologia, cinema e turismo a propósito do filme turístico português", por Sofia Sampaio (CRIA-IUL), que se realiza no dia 02 de março, 18h-20h, no Auditório Afonso de Barros, ISCTE-IUL, Lisboa.

Resumo

Neste seminário, proponho apresentar alguns resultados preliminares do projeto exploratório «Atrás da câmara: práticas de visualidade e mobilidade no filme turístico português» (EXPL/IVC-ANT/1706/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, que tem sido acolhido pelo CRIA desde Abril de 2014. O projeto tem como objetivo principal contribuir para o conhecimento das práticas de visualidade e mobilidade que se desenvolveram, em contextos simultaneamente cinematográficos e turísticos, no Portugal do século 20, a partir de um vasto corpus de filmes localizados no Arquivo Nacional da Imagem em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, filmes esses que foram por nós previamente identificados como turísticos.

Na minha discussão, procurarei enumerar e refletir sobre os problemas teóricos e metodológicos encontrados, bem como as soluções testadas (e improvisadas), durante a fase de identificação e visionamento dos filmes, a fase das entrevistas a realizadores e técnicos, e a fase de produção de material fílmico inédito. Duas questões orientarão a discussão, nomeadamente: como fazer a passagem do objeto fílmico entendido como obra, texto, representação e documento para um entendimento do mesmo como produto e processo de sedimentação de práticas? Qual o sentido de recorrer à antropologia para falar do filme turístico?

Sofia Sampaio é Investigadora Auxiliar (programa Investigador FCT) no CRIA-IUL. É doutorada em estudos culturais pela Universidade de Lisboa (2008) e mestre em estudos anglo-americanos pela Universidade do Porto (1997). Atualmente é investigadora principal do projeto exploratório «Atrás da câmara: práticas de visualidade e mobilidade no filme turístico português» (EXPL/IVC-ANT/1706/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES. É uma das coordenadoras do Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do CRIA (NAVA), e do Grupo de Trabalho «Outros Filmes», da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). Tem publicado em várias revistas especializadas nacionais e internacionais, tais como: Textual Practice; Journal of Tourism and Cultural Change; Etnográfica; Cadernos de Arte e Antropologia; Ler História; Culture Unbound: Journal of Current Cultural Research; Scope: An online Journal of Film and Television Studies; Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, entre outras.

Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
fcsh-unl . fct-uc . iscte-iul . uminho
Av. das Forças Armadas, Ed. ISCTE-IUL