Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

Lisboa | Conferência Internacional Schengen: Pessoas, Fronteiras e Mobilidades

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Ciências Humanas e Sociais

Com organização do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL e apoio do Observatório das Migrações, Fundação para Ciência e a Tecnologia e Comissão Europeia, realiza-se nos dias 15 e 16 de junho de 2015 a Conferência Internacional «Schengen: Pessoas, Fronteiras e Mobilidades».
 
O evento decorrerá no auditório 1 (Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, articulando-se através de oito painéis temáticos onde intervirão 34 investigadores oriundos de diversos países europeus. O painel inaugural, «Identity and Citizenship», será moderado por Gonçalo Matias, diretor do Observatório das Migrações.
 
Conferência Internacional
«Schengen: Pessoas, Fronteiras e Mobilidades»
15 e 16 de junho de 2015
Auditório 1 (Torre B) | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa

 
Entrada livre
 
Na era da globalização, em que se assiste tanto à implementação de políticas de estímulo como de repressão da circulação de pessoas por parte dos Estados e de comunidades internacionais, a academia tem vindo a fomentar o debate e as atividades em torno de questões e conceitos relacionados com as migrações, as fronteiras e as mobilidades. É com esta base epistemológica que o olhar atual sobre a complexidade do espaço europeu nos convida a pensar os limites que separam os territórios assim como a ausência dos mesmos.
 
Decorridos 30 anos sobre a assinatura do primeiro acordo de Schengen, importa refletir acerca dos processos de circulação (e da sua diversidade) de pessoas dentro e para este espaço. Esta conferência internacional pretende assim debater de que modo é que a implementação do Espaço Schengen tem afetado, e alterado, as relações entre os Estados-membros, entre estes e países terceiros, assim como as influências que tem tido no âmbito da Política de Vizinhança Europeia.
 
Procura também analisar as alterações dos conceitos de fronteira e de controlo fronteiriço; compreender o modo como os residentes no Espaço Schengen – «nativos» ou imigrantes do Espaço ou exteriores a ele – constroem a sua identidade nacional e transnacional; aferir a evolução das mobilidades no interior do Espaço Schengen, que por sua vez permita perceber as relações entre territórios, Estados e indivíduos e elucidar acerca dos vários impactos dos acordos Schengen nesses mesmos espaços, nas pessoas e sociedades e nas suas vivências de fronteira.
 
Coordenação: Alice Cunha, Marta Silva e Rui Frederico (IHC, FCSH-UNL)
 
Contactos para mais informações: alice.cunha@fcsh.unl.pt
 
Confira o programa em anexo (em inglês).

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas