Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Lisboa| Colóquio Cultura e digital em Portugal 2015

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Eventos

Realiza-se no próximo dia 17 de junho, no Auditório A. Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), o Colóquio “Cultura e digital em Portugal 2015”, uma organização conjunta do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Este colóquio pretende ser um espaço científico inaugural de debate da relação entre a cultura e o mundo digital em Portugal, sendo aberto a todos os interessados. Trata-se de refletir sobre os modos como a área da cultura tem apropriado a crescente tendência para a digitalização e também de abordar as condições em que as expressões culturais e artísticas tradicionais são agora trabalhadas, difundidas e acedidas.

O colóquio organiza-se em quatro sessões principais:

Cultura digital nas políticas culturais. Programas de instituições tuteladas pelo Estado
Esta sessão aborda o lugar da digitalização nas políticas culturais, apresentando alguns programas que se inserem nesta tendência de migração das obras para ambientes digitais e são da responsabilidade da tutela da cultura.

Comunicação, cultura, tecnologias digitais
A segunda sessão foca a apropriação dos meios digitais pela difusão cultural através de um outro ângulo, reunindo diversos perfis profissionais cujo trabalho integra os meios digitais, desde os profissionais especializados em novas tecnologias de informação e que têm entre os seus clientes entidades culturais até aos responsáveis pela comunicação web em teatros e centros culturais.

Edições eletrónicas: o tempo do livro e o tempo do arquivo
A terceira sessão é dedicada a projetos de edições eletrónicas que se organizam em torno de um autor e da sua a obra constituindo pretexto para debater, entre outros aspetos, o estatuto do livro e da leitura na era digital, a transição para o arquivo digital, as possibilidades e os limites que as edições eletrónicas suscitam.

Participação e práticas culturais no tempo do digital
A quarta sessão aborda o tema da participação e das práticas culturais no mundo digital. Discutem-se os tipos de acesso e usos dados às tecnologias digitais, a coexistência do analógico com o digital e os efeitos dos novos instrumentos nas formas de nos relacionarmos com a cultura.

Comissão científica e organizadora:
― Teresa Duarte Martinho | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
― José Luís Garcia | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
― João Teixeira Lopes | Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Mais informações no documento em anexo.