Domingo, 22 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Jornada sobre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e a Guerra de Canudos

Início: Fim: Países: França

Literatura, Estudos Brasileiros, Estudos Comparatistas, Letras, Lusofonia

A Jornada de estudos Experiência de escrita poética ao limiar da morte: a Guerra de Canudos, da história épica à reescrita de ficção acontece no dia 6 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris. O evento tem entrada livre.

A Jornada é uma parceria com a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Centre de recherches sur les pays lusophones (CREPAL), a Embaixada do Brasil e a editora Les Éditions Petra.

No famoso ensaio Os Sertões, Euclides da Cunha (1866-1909) afirma que a Guerra de Canudos remete a duas Barbaridades: o misticismo retardatário e modernidade cega. O dia de estudo irá explorar esse choque entre dois mundos e a sua dimensão épica especialmente por meio do romance O Pêndulo de Euclides, de Aleilton da Fonseca, que será publicado em francês pela editora Les Éditions Petra.

Mais informações sobre Jornada de estudos Experiência de escrita poética ao limiar da morte: a Guerra de Canudos, da história épica à reescrita de ficção na página da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas