Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Jornada de Estudos Poesia e Resistência | Maison des Iniatives Étudiantes – Paris

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Literatura

Chamada para trabalhos
Jornada de Estudos Poesia e Resistência
7 e 16 de maio de 2018
Maison des Iniatives Étudiantes, Paris

O estudo sobre poesia enquanto ferramenta de resistência é múltiplo. Destacam-se reflexões sobre as minorias, o ensino da língua materna, a formação de leitores, a tradução e outros modos de expressão crítica. Sendo assim, a Jornada de estudos “Poesia e Resistência” visa interrogar as maneiras como a produção poética contemporânea aborda, nas perspectivas éticas e estéticas, as formas de conflito social, político e ideológico. O encontro se propõe a observar, de uma parte, as noções entre a produção poética recente e o engajamento social e político. De outra parte, analisar como podem ocorrer formas de resistência a partir dos diálogos entre poesia e outras linguagens artísticas (visual, sonora, performática, etc). As questões suscitadas nesta jornada de estudos apresentam-se como ecos dos debates iniciados no Printemps Littéraire Brésilien 2018 à Paris, bem como provoca um debate alinhado ao festival Grand Slam de Poésie et Coupe du Monde que será realizado em maio 2018.

A comissão científica, em parceria com a Associação de Pesquisadores (as) e Estudantes Brasileiros (as) na França (APEB-FR), convida aos interessados que desenvolvem pesquisas sobre “Poesia e Resistência” a participarem das discussões nos dias 7 e 16 de maio de 2018, na Maison des Iniatives Étudiantes, 50 Rue des Tournelles, 75003, em Paris.

Guia para propostas de contribuições
  • Cada proposta deve conter título, resumo (máx. 200 palavras), o nome e uma breve apresentação do(a) autor(a).
  • Serão aceitas propostas e apresentações em português ou francês.
  • Todas propostas devem ser enviadas até dia 27 de abril de 2018 para: livia.bertges@gmail.com
Inscrições:
Participantes da Jornada de Estudos Poesia e Resistência que ainda não forem associados (as) à APEB-Fr devem aderir através do link: http://www.apebfr.org/blog/?page_id=763

Comitê científico:
Susanna Busato ( UNESP – São José do Rio Preto)
Vinícius Carneiro ( LILLE 3)
Natasha Centenaro (PUCRS)

Organização:
Leonardo Tonus (Sorbonne Université)
Lívia Bertges (UFMT)
Association de chercheur.e.s et étudiant.e.s brésilien.ne.s en France (APEB-FR)