Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
Congressos

JADIS VIII · CIED III · Argumentação e Discurso | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Análise do discurso, Chamada para trabalhos, Estudos do Discurso, Língua, Linguística

Encontra-se aberta até ao dia 30 de junho a chamada para participações nas Oitavas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Terceiro Congresso de Estudos do  Discurso - JADIS VIII e CIED III, a realizar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, subordinadas ao tema: Argumentação e Discurso: Fronteiras e Desafios.

Argumentação é uma área vasta, tão presente em pequenos gestos da nossa vida diária, quando comunicamos para agir sobre os outros, como em grandes reflexões teóricas, por parte de disciplinas como a Filosofia, a Retórica, o Direito, a Educação, a Linguística, e, mais recentemente, a Inteligência Artificial.
 
É, aliás, a sua centralidade na vida do ser humano que a torna um dos objetos mais estudados por parte de vários domínios da ciência. A sua ligação ao raciocínio e à tomada de decisão faz dela um tema relevante, já que diretamente relacionado com o pensamento e com a linguagem, dois atributos inseparáveis da espécie humana. A sua ligação à persuasão faz dela um objeto valioso (e simultaneamente delicado) para áreas em que a medição da eficácia dos argumentos na mudança de convicções é uma questão vital.

Argumentação e Discurso têm ligações fortes, que nos propomos focalizar nestas Jornadas, sendo bem-vindas perspetivas diversas sobre a temática. Desde a Filosofia, com os estudos sobre argumentação formal, à Retórica, aos Estudos Jurídicos até à Linguística e aos Estudos do Discurso, mais centrados sobre a análise da argumentação da “lógica informal”, esperam-se contributos que enriqueçam o nosso conhecimento sobre a temática em causa.
 
Como perspetiva e desafio futuros no estudo da Argumentação, far-se-á a ligação com a área do Processamento da Linguagem Natural conhecida como Argumentation Mining, cujo objetivo é o desenvolvimento de métodos e técnicas de identificação e extração automática de argumentos em corpora de linguagem natural, aplicáveis, por exemplo, ao enorme manancial de informação disponível nas redes sociais, fóruns, blogues e outras interações online.
 

Um dos grandes desafios a enfrentar é a ampliação do nosso conhecimento sobre a argumentação humana nas suas várias manifestações em discurso e na comunicação interpessoal.

As propostas poderão ser submetidas em português, inglês, espanhol ou francês, para o endereço eletrónico: jadis@letras.up.pt

Data limite de envio das propostas: 30 de maio 30 de junho.

Data limite de notificação de aceitação: 30 de junho.


Confira a chamada completa em anexo.

Mais informações sobre o Encontro estarão disponíveis em http://web4.letras.up.pt/jadis/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas