Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

Sétimas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso | JADIS VII + MEMITÀ

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Análise do discurso, Chamada para trabalhos, Linguística

Chamada de trabalhos

Sétimas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso | JADIS VII + MEMITÀ
18 e 20 de Outubro de 2017, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

O discurso é uma prática social, sendo, por isso, um reflexo do contexto em que é gerado e, ao mesmo tempo, um agente de mudança sobre o contexto que ajuda a gerar.

É nessa dupla natureza de reflexo e de agente de mudança que o objeto discurso ganha saliência analítica, tornando-se relevante para inúmeras áreas de estudo.

Enquanto objeto de análise, o discurso pode ser perspetivado de muitos pontos de vista teóricos diferentes. Todavia, é sempre como objeto semiótico, com uma componente linguística, normalmente, central, que ele constrói a sua significação.

Num binómio Unidade / Diversidade, as JADIS VII afirmam-se como plurais na aceitação de diferentes quadros teóricos para a abordagem do objeto discurso, mas, ao mesmo tempo, afirmam-se como unas, na perspetivação do discurso como objeto semiótico onde a componente linguística tem um papel central e na perspetivação do discurso como prática social. Assumem como principal objetivo a identificação, compreensão e previsão de estratégias discursivas de representação do real e a explicação do seu potencial ideológico.

A manipulação da informação (“post-truth”) e a construção de narrativas falsas, incompletas ou parciais sobre o real (“alternative facts”) são duas tendências já sobejamente identificadas na sociedade atual que continuam em perigosa ascensão nos discursos populistas. A prevalência do pathos sobre o logos marca negativamente uma nova fase da comunicação política e da comunicação social, sendo perigosamente usada como estratégia de manipulação da opinião pública e de exercício do poder.

Para os Estudos do Discurso, analisar e explicar estes fenómenos que se constroem, que se manifestam e que produzem efeitos através dos discursos dos media é uma missão incontornável.

Os vários níveis de estruturação do discurso, desde as estruturas fonológicas; gráficas; estruturas lexicais e sintático-semânticas, bem como estruturas textuais, retórico-pragmáticas, interacionais e multimodais, são relevantes, numa análise que pretende estabelecer relações entre o discurso e potenciais valores axiológicos, acionais e ideológicos. Tendo sido já objeto de muitas reflexões, este domínio das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Linguagem carece ainda de uma sistematização que identifique de forma clara como se processa a ligação entre as estruturas discursivas e as ideologias. Para o aprofundamento deste estudo torna-se particularmente importante o envolvimento de todas as componentes dos discursos.

Convocando palavras do Projeto Horizonte 2020: “Socio-economic Sciences and the Humanities (SSH) contribute to an in-depth, shared understanding of the complex and interrelated socio-economic challenges facing Europe and the rest of the world.(…) A better understanding of Europe's cultural and social diversity and of its past will inform the reflection about present problems and help to find solutions for shaping Europe's future.”

Permitir, com as reflexões geradas, que as Ciências da Linguagem, na área específica dos Estudos do Discurso, contribuam para facilitar transformações sociais, culturais e comportamentais nas sociedades contemporâneas, nomeadamente numa produção mais consciente e numa receção mais participada dos discursos, instrumentos a partir dos quais tudo se cria e tudo se transforma é, talvez, o objetivo mais ambicioso destas Jornadas.

As JADIS VII realizam-se em parceria com a rede de investigação internacional MEMITA (“Memory, Identity, Integration to identify analysis models in media communication”), com a qual partilham o objetivo de analisar a função da imprensa na constituição das identidades individual, grupal e nacional no passado e no presente.

 

Condições de participação

Sessões plenárias: conduzidas por conferencistas convidados.

Sessões de comunicações individuais: selecionadas por submissão de resumos. As comunicações individuais terão a duração de 20 minutos, acrescidos de 10 minutos para discussão.

Participação em painéis temáticos: poderão ser submetidas propostas de painéis temáticos de um máximo de 5 cinco participantes e um mínimo de 4 (um deles será o coordenador). O coordenador de painel deverá enviar uma proposta de tema e resumo do Painel; número e identificação dos participantes e resumo de cada uma das participações (segundo instruções abaixo).

Participação com poster: admite-se também a participação através de poster.

Todas as propostas devem conter os seguintes elementos: Título; Nome do(s) autor(es); Filiação institucional e Contatos (telefone e email); Resumo (até 300 palavras);  Indicação de modalidade de participação. As propostas poderão ser submetidas em português, inglês, espanhol ou francês, para o endereço eletrónico: jadis@letras.up.pt.

Data limite de envio das propostas: 30 de maio.

Data limite de notificação de aceitação: 30 de junho
 

Está prevista a publicação de um volume com uma seleção das comunicações apresentadas no Encontro.


As Jornadas de Análise do Discurso (JADIS) têm como objetivo constituir-se como um fórum de discussão internacional e interdisciplinar situado na interseção de diferentes metodologias e abordagens no âmbito dos Estudos do Discurso.

Trata-se de um evento organizado pelo Grupo de Investigação Texto e Discurso do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) e pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto (FLUP) em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH).

Mais informações no site do evento: http://edgeriver.pt/jadis

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas