Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

IX Ciclo de Conferências do CEI – 2015-2016: Empreendedorismo na Investigação e Cultura

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Ciências Humanas e Sociais, Empreendedorismo

O IX Ciclo de Conferências do CEI 2015-2016 irá ter início no próximo dia 16 de outubro de 2015, pelas 15 horas, na Sala de Leitura Informal da Biblioteca do ISCAP, com a conferência «Empreendedorismo na Investigação e Cultura», por Marco Lamas (CEI – ESEIG e Incubit).

Resumo: Qual a relação entre empreendedorismo, investigação e cultura? É possível a existência de tal relação? Sendo possível, haverá resultados práticos, benefícios para cada um deles? Importa, pois, para encontrar as respostas às perguntas efectuadas, perceber qual o papel do empreendedorismo, da investigação e da cultura no desenvolvimento de uma sociedade que pretendemos cada vez mais preparada para os desafios constantes em consequência das relações económicas, sociais e, principalmente, das relações humanas. Importa ainda perceber como empreendedorismo, investigação e cultura se relacionam e como podem criar valor mútuo e promover o desenvolvimento de cada uma delas.

Nota biográfica: Marco Lamas é Doutor em Educação e Empreendedorismo, Mestre em Educação, Licenciado em Relações Internacionais, está agora a realizar o Pós-Doutoramento, na Universidade do Porto, abordando o tema: Educação em Empreendedorismo – a formação de professores em empreendedorismo no contexto do Ensino Superior. Actualmente é managing partner da IncubIT, docente do Ensino Superior nas áreas do Empreendedorismo, Estratégia e Educação, na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Superior Politécnico do Porto (IPP), no Instituto Português de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) e no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA). É membro da comissão instaladora da Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM). Tem integrado júris de provas de Mestrado e Doutoramento. Integra como membro investigador o Centro de Estudos Interculturais (CEI) e o Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CECEJ), ambos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto. Participa assiduamente, em conferências científicas internacionais, com artigos. Tem trabalho desenvolvido a nível nacional e internacional em ambiente empresarial e em ambiente universitário. É business coach certificado pela European Coaching Association (ECA), consultor de empresas e formador (certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) nas áreas do Empreendedorismo, Gestão e Estratégia. É formador certificado de formadores e professores (Empreendedorismo). Colabora com várias revistas, jornais e portais escrevendo artigos de opinião e participa regulamente como orador em seminários e conferências e ainda como membro de júri em concursos de ideias.

Mais informações na página do Facebook do CEI: https://www.facebook.com/centrodeestudosinterculturais.

Fonte: Centro de Estudos Interculturais