Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

IV Seminário de Estudos Medievais na Paraíba - Utopias Medievais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Medievais

O V Seminário de Estudos Medievais na Paraíba acontece de 12 a 14 de junho de 2017 com o tema “Utopias medievais”. O evento é organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais (CNPq/PPGL/UFPB), da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com os grupos Christine de Pizan (CNPq/UFPB/UnB), Grupo de Pesquisa Estudos Literários Lusófonos (CNPq/UEPB), Principium (CNPq/UEPB) e Sacratum (CNPq/UFPB). Os trabalhos podem ser enviados até 25 de abril.

Eixo Temático

O cenário sombrio, de instabilidade política, retrocessos sociais e ameaça à liberdade em que a humanidade se encontra nessa segunda década do século XXI nos apela a pensarmos em um outro projeto de sociedade, com mais justiça, humanidade e paz. Para se buscar alternativas possíveis às crises é importante refletirmos sobre crises anteriores e as diversas utopias construídas como motor de transformação social.

Focando no período medieval, o historiador Hilário Franco Júnior examinou na obra As utopias medievais (1992) algumas elaborações utópicas: utopia da abundância – a Cocanha; a utopia da Justiça – o Milênio; a utopia do sexo – a androginia; a utopia matriz – o paraíso. Inspiradas na obra do medievalista brasileiro propomos pensar o fenômeno utópico em alguns segmentos da sociedade, a partir dos seguintes eixos temáticos:

  • Utopia do amor: Fin´Amors;
  • Utopia da autonomia: As Beguinas;
  • Utopia da querelle des femmes: A Cidade das Damas;
  • Utopia e Novelas de cavalaria.

Em uma perspectiva transdisciplinar de teóricos que refletiram acerca da Utopia, como Ernst Bloch, Karl Mannheim, Paul Ricoeur, Hilário Franco Júnior, entre outros, o evento propõe discutir o fenômeno utópico através de conferências, minicursos, mesas-redondas e sessões de comunicação.

Mais informações na página do IV Seminário de Estudos Medievais na Paraíba e através do e-mail giem.eventos@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas