Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

IV Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Afro-Brasileiros, Género

O IV Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: descolonialidades e cosmovisões acontece de 07 a 10 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), espaço do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Auditório Geral - CCE - UFPI , em Teresina (PI). As inscrições para apresentação de trabalhos e lançamentos de Livros e outros materiais podem ser feitas até 10 de setembro. As inscrições  para participação sem trabalhos podem ser feitas até 30 de outubro.

O evento, de caráter nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Estudo Roda Griô: GEAfro – Gênero, Educação e Afrodescendência.

Apresentação

O IV CONGEAfro: descolonialidades e cosmovisões é o nosso IV congresso nacional. Nessa edição queremos conversar sobre epistemologias que não limitam a maioria das pessoas do planeta, para podermos alargar nossos conhecimentos/saberes. Como nos lembrava Frantz Fanon (1968) ainda no século passado, é preciso uma descolonização que se proponha mudar a ordem do mundo, que se proponha um “programa de desordem absoluta” (p. 26) para que deixemos de ser maniqueístas. Esse maniqueísmo que Frantz Fanon se refere é aquela ordem mundial onde o poder colonizador/capitalista (aqui vale ressaltar qualquer espécie de poder que desumaniza, nas sociedades atuais fruto de históricas escravizações, colonizações e colonialidades) inscreve nos "colonizados" uma culpa por estes existirem, não obstante precisa destes para que haja a sua existência como “colonizador”.

Mas, como alargar sentidos sobre nós mesmos? Desconfiamos que podemos começar se atentarmos aos nossos cotidianos e às nossas histórias. Assim, descolonialidades e cosmovisões fazem parte de uma reflexão conjunta em que podemos mostrar e discutir as forças das diferenças e das semelhanças em maneiras de viver e pensar/sentir como bem viver. O IV CONGEAfro nasce desse desejo, o de ampliarmos o respeito aos seres viventes/sociais.

Nesse IV CONGEAfro apontamos para criar contextos de diálogo com crianças, jovens e adultos; professoras/es, pesquisadoras/es, e estudantes, da educação básica à superior e pós-graduação, para a troca de experiências sobre relações de gênero, educações e afrodescendência numa perspectiva de descolonialidades e cosmovisões.

Mais informações e inscrições no site do IV CONGEAfro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas