Domingo, 28 de Abril de 2024

IV Congresso Internacional da Associação Latino-americana e Ibérica de História Social (ALIHS)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para painéis, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, História

A Associação Latino-americana e Ibérica de História Social (ALIHS), em colaboração com a Universitat Jaume I e a Fundação Instituto de História Social, divulgam a chamada para o Quinto Congresso Internacional da ALIHS, que será realizado em Castellón, Espanha, nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2024.

Em março de 2015, realizou-se o primeiro congresso na Cidade do México (México). Em março de 2017, ocorreu o segundo congresso em Buenos Aires (Argentina), o terceiro congresso aconteceu em novembro de 2019 em Lima (Peru) e o quarto congresso teve lugar em Medellín (Colômbia). Esses quatro congressos reuniram pesquisadores de mais de 16 países para discutir temas e problemas relevantes na agenda da história social. Ao longo desses anos, contamos com a colaboração de redes e seminários como o Seminário Permanente de História Social (SPHS), o Seminário Sociedade Indiana e a Rede Latino-Americana e do Caribe de Trabalho e Trabalhadores (REDLATT).

O objetivo do Congresso é apresentar e discutir avanços de pesquisa originais relacionados à história e à historiografia social latino-americana e ibérica desde a época colonial até os dias atuais. Além disso, este Quinto Congresso, a primeira edição sediada na Península Ibérica, marca o ponto culminante de um processo de ampliação do diálogo no campo da história social que tem caracterizado a ALIHS desde o início.

O ALIHS busca promover, disseminar e desenvolver pesquisas sobre história social na América Latina e na Península Ibérica. Os interessados em participar devem propor mesas-redondas com uma temática específica que inclua três palestrantes de pelo menos duas instituições de países diferentes. A Comissão Organizadora selecionará as propostas de mesas que melhor se ajustem aos objetivos do Congresso. Os critérios que serão priorizados nessa seleção dizem respeito à pluralidade de casos analisados e de enfoques utilizados, e o uso de perspectivas comparadas e regionais.

As propostas de mesas deverão ser enviadas até ao dia 20 de fevereiro de 2024 (prorrogado).

Confira a Primeira Circular no site da ALIHS.