Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Congressos

IV Congresso da Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros (AISPEB)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália

Chamada para trabalhos, Estudos Brasileiros, Estudos Portugueses

O IV Congresso da Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros (AISPEB) será realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2018 na Sala de Conferências do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas da Universidade de Bolonha, subordinada ao tema: Arcaico e moderno, local e global nas culturas lusófonas.

O evento pretende propor uma reflexão crítica abrangente, capaz, se necessário, de transcender a perspetiva teleológica dos manuais usuais durante séculos, bem como o quadro nacional frequentemente envolvido neles para dar conta das formas e fenómenos desta área, desde os linguísticos aos literários. Em outras palavras, uma oportunidade de repensar certas categorias ou rótulos historiográficos tanto em seu aparente e denso monologismo conceitual, quanto em seu fértil diálogo metodológico, útil também para potencializar as potencialidades heurísticas comuns, além das especificidades culturais individuais.

Para participar com comunicação é necessário estar registado na Associação como "membro ordinário" ou "membro de apoio": os "membros ordinários" da AISPEB devem estar em conformidade com o pagamento da taxa anual de filiação em 2018, enquanto para os "membros de apoio" (professores contratados, bolsistas, estudantes de doutorado, especialistas, etc.) é necessário o pagamento de uma taxa de 50 Euros, a ser paga após a aceitação do resumo pela Comissão Científica.

As comunicações apresentadas durante a conferência serão incorporadas em um volume a ser publicado em 2019. Informações técnicas sobre as regras de redação e o prazo para a apresentação de contribuições individuais serão fornecidas posteriormente.

Prazos

  • até 30 de junho de 2018, apresentação das adesões ao IV Congresso da AISPEB;
  • até 31 de julho de 2018, enviando o título e o resumo (máximo de 500 caracteres, incluindo espaços) da sua contribuição.

Mais informações no site da AISPEB.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas