Domingo, 19 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

IV Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais (IV CTurTI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Turismo, Direitos Humanos

O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, estão promovendo o “IV Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais (IVCTurTI): ataques aos seus direitos e suas estratégias de enfrentamento” que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017, no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Sob a coordenação local dos professores Jeovah Meireles e Adryane Gorayeb, o evento conta com a coordenação da comissão organizadora externa composta pelas professoras Maria Geralda de Almeida e Isis Maria Cunha Lustosa da Universidade Federal de Goiás (UFG), pelo professor Stephen Grant Baines da Universidade de Brasília (UnB) e pelo professor José Antônio Souza de Deus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ressalta-se que o evento conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a parceria de 15 instituições do Brasil, Colômbia, Argentina e Chile.

Em sua quarta edição, o CTurTI tem o objetivo de fortalecer as discussões referentes ao turismo em territórios tradicionais diante do acirramento dos ataques aos seus direitos constitucionais e internacionais e discutir o turismo comunitário como instrumento de reivindicação dos direitos sociais, territoriais e ambientais. Dessa forma, o evento também visa examinar os protagonismos dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais e suas estratégias de enfrentamento vinculadas às práticas socioambientais, culturais e produtivas no contexto do Brasil e de outros países latino-americanos.

As inscrições já estão abertas e até o dia 10 de outubro têm o valor de R$ 30,00 para estudantes de graduação e R$ 50,00 para estudantes de pós-graduação e profissionais.

O evento aceita três categorias de envio de trabalhos: Resumo, Trabalho Completo e Exposição Fotográfica. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de setembro, considerando-se os seguintes eixos temáticos:

Linha 1: Políticas governamentais e povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: a conjuntura atual na América Latina.  E-mail: politicasgovivcturti@gmail.com

Linha 2: Turismo e outros projetos de “desenvolvimento” em Terras Indígenas e comunidades tradicionais.

E-mail: turismoivcturti@gmail.com

Linha 3: Experiências de turismo comunitário no Brasil e outros países da América Latina.

E-mail: experienciasivcturti@gmail.com

Linha 4: Políticas de educação, escolas diferenciadas indígenas e o turismo.

E-mail: politicaseduivcturti@gmail.com

As normas completas e maiores detalhes acerca das apresentações estão disponíveis no site do evento. Ressalta-se que os resumos e os trabalhos completos serão publicados em formato de e-book com ISBN.

Coordenadores Locais
Prof. Jeovah Meireles
Profa. Adryane Gorayeb

Coordenadoras Externas (Nacional/Internacional)
Profa. Maria Geralda de Almeida
Profa. Isis Maria Cunha Lustosa

Maiores informações, programação completa e procedimentos para inscrição estão disponíveis no site do evento: https://ivcturtibrasil.wixsite.com/ivcturti.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas