Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Inscrições abertas para a 5ª edição do Simpósio Haroldo de Campos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Estudos Brasileiros, Estudos Latino-Americanos, Letras, Língua, Literatura

A  5ª edição do Simpósio Haroldo de Campos acontece nos dias 23 e 24 de junho de 2017 na Casa das Rosas, em São Paulo. O evento tem como tema “Transpor as fronteiras da literatura latino-americana” e ocorre por ocasião dos 40 anos da publicação do livro Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana (1977), de Haroldo de Campos (1929-2003). O objetivo do encontro é tratar dos diálogos e dos desencontros entre as literaturas brasileira e hispano-americana, bem como dos papéis exercidos pelas tradições e pelas rupturas na literatura da América Latina. As inscrições são gratuitas mas devem ser feitas até 20 de junho.

O encontro contará com palestras de pesquisadores das áreas de antropologia, ciências sociais, semiótica e estudos literários. Haverá também, no dia 23, a inauguração da exposição “Barroco em Trânsito”, composta por poemas, textos, instalação e livros sobre o universo do barroco e do neobarroco, pertencentes ao Acervo Haroldo de Campos.

Eixo Temático

Emir Rodriguez Monegal, importante crítico uruguaio, escreveu nos anos 1970 que uma literatura é mais que uma coleção de escritores e suas obras; é um espaço crítico em que obras espelham umas às outras e participam de um diálogo com seus leitores. Monegal, então, afirmava que, neste sentido, a literatura latino-americana ainda estava constituindo esse espaço.

Por ocasião dos 40 anos da publicação do livro “Ruptura dos gêneros na literatura latino-americana” (1977), de Haroldo de Campos, o simpósio que anualmente lembra o legado deste grande autor, nesta edição, tratará dos diálogos e dos desencontros entre as literaturas brasileira e hispano-americana, bem como dos papéis exercidos pelas tradições e pelas rupturas na literatura de nossa América Latina.

Haroldo foi um autor muito empenhado na intensificação desse diálogo na literatura do continente. Ressalta em sua obra a reflexão constante – e que, ao longo dos anos, vai se tornando mais aprofundada e complexa – sobre a tensão entre história literária e momento literário; entre diacronia e sincronia e entre normatividade e exceção. Nestas tensões, vislumbra as contradições que impulsionam a nova criação. Passa a apontar que essas contradições expõem, também, a falência das concepções centralizadoras e normativas.

Nessa reflexão haroldiana sobre as tensões estruturais na literatura do continente, o tema do barroco adquiriu uma importância incontornável. Se a vinda, no séc. XVII, do barroco histórico para a América pareceu por muito tempo uma adaptação exótica daquela estética que recusava a mimese em favor do artifício belo e inverossímil, a persistência, no continente, de tantas marcas dessa profusão de signos ex-cêntricos e de cruzamentos de espaços e tempos desencadeou muitos estudos que buscam entender – com base não só na literatura e na arte, mas também apoiados na antropologia, nas ciências sociais, na semiótica, etc. – as relações mais imbricadas, no continente, entre natureza, cultura e sociedade.

Assim, a constituição do espaço crítico dessa literatura, hoje, demanda esforços interdisciplinares e o simpósio contará com a contribuição dos olhares de diversos campos de busca do conhecimento – a antropologia, as ciências sociais, a semiótica e os estudos literários – para buscar compreender importantes temas do espaço da literatura latino-americana como o barroco e o neobarroco, sociedades mestiças e ruptura de gêneros, os lugares e não-lugares da literatura negra e ameríndia, entre outros.

Mais informações pelo e-mail crhc@casadasrosas.org.br e na página da Casa das Rosas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas