Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Inclusão Linguística de Estudantes Angolanos no Ensino Superior Português

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Língua, Acessibilidade Cultural, Estudos Africanos

O encontro interdisciplinar "Inclusão Linguística de Estudantes Angolanos no Ensino SuperiorPortuguês" é organizado pelo CIES-IUL, o CRIA e ISCTE-IUL, juntamente com a RedeMigra e o Observatório da Emigração, e em parceria com o CEI-IUL, particularmente versado para professores e alunos. Decorrerá no dia 29 de outubro de 2015 no Auditório Caiano Pereira, ISCTE-IUL.

Este encontro tratará sobre questões metodológicas e teóricas duma oficina de português europeu, centrada no interconhecimento de competências e diversidade linguísticas, contando com a participação voluntária de professores e alunos.

Esta oficina de línguas visou contribuir para uma melhor integração dos novos estudantes angolanos na comunidade académica através do desenvolvimento de competências orais, de leitura, escrita, e sobretudo de reflexão sobre o funcionamento da língua, criando a ponte entre o português europeu e o português de Angola, bem como entre as experiências de escolarização em Angola e em Portugal.

Programa:

17h30 - 18h00
Paulo Feytor Pinto (ESE-IPL; CELGA/ILTEC)
Inclusão Linguística de Estudantes Angolanos no Ensino Superior Português

18h00 - 18h30
Maria Antónia Barreto (CEI-IUL; ESECS-IPL)
Comentadora

18h30 - 19h30 | Debate
Raquel Matias (CIES-IUL; CES-UC)

CIES-IUL - CRIA - CEI-IUL - Observatório da Emigração - Rede Migra

Inscrição gratuita até 26 de outubro no seguinte mail: observatorioemigracao@iscte.pt

Mais informação: