Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

III Jornada de Pensamento Político Brasileiro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciência Política

A  3ª edição da Jornada de Pensamento Político Brasileiro ocorrerá de 27 a 29 de março próximo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A 3ª PPB dá continuidade ao trabalho pioneiro realizado em 2016 pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e continuado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). As Jornadas confirmaram a proeminência na Ciência Política nacional do campo de estudos e pesquisas sobre o Pensamento Político Brasileiro. Nosso objetivo é o de fortalecer a unidade interinstitucional e da produção científica da área.

O evento envolverá representantes de 17 diferentes Universidades e programas de pós-graduação e envolverá 9 mini-cursos, 6 mesas-redondas, 6 Grupos de Trabalho e 3 conferências,  estes referenciados em seis eixos temáticos:

1. A Questão Nacional no Pensamento Político Brasileiro
  2. Intelectuais, Paradigmas e Escolas no Pensamento Político Brasileiro
  3. Instituições, Participação e Representação no Pensamento Político Brasileiro
  4. Ideologias Políticas no Brasil
  5. Pensamento Internacional Brasileiro
  6. Teoria e Método para o Estudo da História das Ideias Políticas

O Grupo de Pesquisa em Pensamento Social e Político Brasileiro – Ariadne –, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB), convida estudantes e pesquisadores do país a participarem da III Jornada de Pensamento Político Brasileiro.

Comunicações orais

Os trabalhos a serem apresentados na forma de comunicação oral (artigos completos) poderão ser submetidos por estudantes e pesquisadores que possuam pesquisas articuladas com as temáticas de cada Grupo de Trabalho. O(s) proponente(s) deverá(ão) realizar a inscrição das comunicações orais (ambas as categorias) exclusivamente pelo Formulário de Inscrição do site do evento) até às 23h59 (Horário Oficial de Brasília) do dia 5 de Fevereiro de 2018.

Mais informações no site da III Jornada de Pensamento Político Brasileiro.