Quinta-feira, 28 de Março de 2024

III Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Português Língua Estrangeira

Início: Fim: Países: Malaca, Portugal

Eventos, Língua, Linguística, PLE

Nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, o Instituto Português do Oriente (IPOR) organiza o III Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Português Língua Estrangeira na região oriental e sudeste asiática, que reunirá docentes de instituições de Ensino Superior e da rede de Ensino de Português no Estrangeiro provenientes da República Popular da China, Filipinas, Vietname e da RAEM, contando ainda com a parceria da Universidade do Porto (Portugal), através da qual estará presente a Profª Doutora Isabel Duarte.

Num momento em que se assiste a um aumento significativo na procura de formação em Língua Portuguesa nestes contextos, afigura-se essencial a promoção de espaços de partilha de experiências e de reflexões em torno de abordagens ao ensino de PLE, numa vertente marcadamente oficinal, bem como o incentivo à criação de redes centradas no desenvolvimento de projectos e de actividades colaborativas, aspectos aos quais o Encontro volta a dedicar a sua atenção.

Para além da cooperação com docentes e instituições nesta região que o IPOR, por esta via, procura igualmente fortalecer, a realização do Encontro visa ainda conferir contributos para o papel conferido à RAEM de se posicionar como plataforma no ensino do Português e na ligação com os países de língua portuguesa.

Decorrente desse espírito que o rege e dos propósitos que encerra, o Encontro é aberto a docentes de instituições que, na RAEM ou em outros contextos, a ele queiram assistir e tomar parte nas reflexões.

O IPOR prevê a participação de 25 docentes e investigadores nesta terceira edição da iniciativa. O instituto volta a contar com o apoio da Fundação Macau e da STDM, bem como com uma nova parceria, já estabelecida com a Universidade do Porto. No próximo ano, também a Universidade de Coimbra deverá tornar-se parceira do IPOR.

Mais informações: IPOR.