Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Memória e História Oral

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: México

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Cultura, História, Media

O II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Memória e História Oral acontece na Universidade de Colima, no México, de 24 a 26 de abril. O evento tem como foco três eixos centrais: Comunicação e Cultura; Memória e Comunicação e História Oral e Interdisciplinaridade. Os investigadores interessados em submeter resumos têm até 16 de janeiro.

O evento é organizado pela Universidade de Colima, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a Universidade Paulista (UNIP), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, a Associação Mexicana de Historia Oral (AMHO), o Conselho Mexicano de Ciências Sociais Região Centro Ocidente (COMECSO-CO) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior Região Centro Ocidente (ANUIES-CO)

Eixos temáticos

a) Comunicação e cultura. A comunicação, em suas diversas formas de existência humana, midiática e tecnológica, tem um papel preponderante nas sociedades tradicionais, modernas e pós-modernas. Assim, a comunicação é transversal à cultura, dinamiza e impacta a vida em sociedade, de forma local, regional, nacional e global.
b) Memória e comunicação. A memória tem uma relação eminente com as culturas que a constroem, a sustentam ou a transformam, desde as narrativas orais e relatos múltiplos que provêm de sujeitos históricos únicos e irrepetíveis, protagonistas da microhistoria. A memória tem caráter comunicativo quando pensado em suas relações com a cultura.
c) História Oral e Interdisciplinaridade. Problemas teóricos, epistemológicos, metodológicos e técnicos da História Oral, assim como os desafios de sua encruzilhada interdisciplinar no século XXI.

Grupos de trabalhos (GTs)
GT-1. Comunicação e cultura: Meios de comunicação e cinema
O papel cultural, nos dias de hoje, dos meios de comunicação tradicionais nas diversas sociedades, assim como seus diversos impactos nos âmbitos e campos de ação relacionados ao jornalismo, publicidade, televisão, rádio e cinema.

GT-2. Comunicação e cultura: Textualidades e intertextualidades
A textualidade como qualquer unidade de sentido suscetível de ser estudada desde a análise cultural à análise do discurso. As diversas textualidades ou intertextualidades, não necessariamente de textos literários, sobre a epistemología da cultura e sua relação com a memória; a importância da memória discursiva dos interlocutores; os diferentes tipos de textos culturais – literatura, teatro, arquitetura, música, cinema, moda, ritos, imagens, comportamentos – seus usos e manifestações discursivas.

GT-3. Comunicação e cultura: Semiótica da comunicação visual
A linguagem visual como um sistema de significação, com vista à preservação e à comunicação da memória. A compreensão da imagem (registro pictórico e iconográfico, entre outros) e a memória como elementos de significado em diferentes contextos; a evolução histórica da imagem em diferentes meios de comunicação; a transformação das representações visuais de acordo com o desenvolvimento das TICs, assim como abordagens teóricas e metodológicas em estudos de semiótica visual.

GT-4. Comunicação e cultura: linguagens da arte
Linguagem e expressividade artística diversas, como música, dança, canto, teatro, entre outros; expressões do corpo, das comunidades ou sociedades contemporâneas e do passado, a expressão artística como parte da memória e do patrimônio cultural.

GT-5. Cultura e memória: tecnologias de informação e comunicação
As novas articulações da memória em tempos de informatização e digitalização, assim como grandes volumes de dados (Big Data). Automatização da vida dos sujeitos e as comunidades das novas mídias e dos algoritmos da comunicação; arquivos e buraco negro digital; estudos de autofoto, registros multimídia, inclusão digital e a nova sociabilidade por meio das redes sociais, questões de privacidade ou de vigilância e estudos sobre cibercultura.

GT-6. Cultura e memória: migrações, deslocamentos e diásporas culturais
Migração em qualquer de suas perspectivas sociais, concepções teóricas e experiências metodológicas. Os processos migratórios diversos, deslocamentos forçados, exílios, diásporas culturais, memórias migrantes, entre outros, assim como experiências de investigações de migrações internas ou transnacionais.

GT-7. Cultura e memória: processos comunicacionais, ativismos e construção de cidadania
Comunicação como instrumento da cultura e como agente de problemas sociais, assim como articuladora de ativismos e sua relação com a comunidade e a cidadania.

GT-8. Cultura e memória: acervos culturais, centros de documentação e outros arquivos
Memória para consulta no marco da História Oral. Os acervos de dados concebidos como memórias vivas e dinâmicas – testemunhos orais; narrativas diversas, históricas ou atuais – em qualquer de seus formatos, principios de organização e razões de sua construção.

GT-9. História Oral e Interdisciplinaridade: Identidades e práticas da diversidade religiosa
Distintas religiões do Ocidente e Oriente, abordagens metodológicas interdisciplinares entre comunicação social e religiosa, mediatização da religião, investigações que abordem o dinamismo e a complexidade do campo religioso, assim como as práticas religiosas ou espirituais, mitos e ritos de sociedades tradicionais e contemporâneas.

GT-10. História Oral e Interdisciplinaridade: Comunicação para a saúde Comunicação para a saúde como uma ação social, combinando estratégias educativas orientadas a mudar a consciência pública pelo uso das mídias para disseminar informação, incluir mensagens em programas populares de entretenimento e desenvolver foros de debate político. Ações para a tomada de decisões individuais e uso de aconselhamento por pessoal de saúde. Desenvolvimento de habilidades individuais para solucionar problemas e ativar a capacidade comunitária de mobilização das pessoas e das redes sociais.

GT-11. História Oral e Interdisciplinaridade: Ensino e prática
Ensino da História Oral e da Memória e sua importância para a geração de conhecimento no âmbito acadêmico, desde a educação básica até a atividade profissional, assim como em outros âmbitos e contextos da sociedade.

GT.12. História Oral e Interdisciplinaridade: Estudos das organizações sociais Concepções de storyteeling, de memória institucional e de cultura organizacional que discutem experiências sobre Memória e História Oral desenvolvidas no interior das organizações governamentais e não governamentais ou empresas privadas.

Mais informações nos documentos em anexo e na página do II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Memória e História Oral.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas