Terça-feira, 24 de Abril de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Simpósio Arquivos & Educação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquivos, Arte, Chamada para trabalhos, Educação

A Escola de Ciência da Informação – ECI / da Universidade de Minas Gerais recebe, no dia 06  de novembro de 2017, o II Simpósio Arquivos & Educação, como um evento prévio da V Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ). O período para submissão de propostas (resumos) vai até 22 de setembro de 2017.

Arquivos, Arte e Educação: diálogos nas fronteiras do conhecimento

O tema do II Simpósio é, simultaneamente, um convite e uma provocação. Convida à reflexão sobre duas das fronteiras mais instigantes do mundo dos arquivos contemporâneos: as artes e a educação, em seus diálogos potenciais. Provocação porque busca dar visibilidade a experiências e pesquisas que interrogam e tensionam concepções de produção acadêmica que separam de forma instrumental as abordagens racionais do conhecimento das reflexões sensíveis. 

Sem desconsiderar a vitalidade da reflexão teórica que vem das ciências e das técnicas, o tema do Simpósio convida ao diálogo aberto e transdisciplinar com o mundo das artes e da educação. Voltando o nosso olhar para as práticas das artes contemporâneas que tomam os documentos de arquivo como meio e suporte para suas reflexões, bem como para as práticas educativas que se apoiam em uma perspectiva racional sensível de produção de conhecimento, perguntamo-nos como as experiências e pesquisas que envolvem os arquivos e a educação podem contribuir para a criação de outras possibilidades de abordagem da documentação arquivística no universo do ensino formal e não formal, nos serviços educativos dos arquivos, nas escolas, nas mídias e em outros espaços de produção e circulação de conhecimento dos quais os arquivos participam. 

Convidamos a todos interessados em Educação e Arquivos a participarem desse encontro, trazendo suas experiências e reflexões sobre essa e outras temáticas provocadas pela aproximação entre os arquivos e a educação, em múltiplos espaços e perspectivas.

As apresentações serão agrupadas em três eixos, a partir dos olhares de arquivistas, educadores e usuários de arquivos. Serão publicados anais com os trabalhos apresentados no evento. Cada convidado terá 20 minutos para sua apresentação.

Cronograma:

  • 22/09/2017 – Data Limite para entrega do resumo de 250 (duzentos e cinquenta) a 300 (trezentas) palavras.
  • 30/09/2017 – Data Limite para entrega da Carta de Aceite.
  • 06/11/2017 – Entrega do Artigo na data de apresentação.

Serviço:

Tema: Arquivo, Arte e Educação
Local:  Universidade Federal de Minas Gerais
Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação – ECI / UFMG
               Av. Presidente Antonio Carlos, 6627
               Pampulha, Belo Horizonte / MG
Vagas: 100
Carga horária: 8 horas
Data: 6 de novembro de 2017 
Horário: das 9 às 18 horas

Para mais dados sobre o evento, visite a página do II Simpósio Arquivos & Educação.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas