Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II SEVALING seleciona trabalhos sobre Variação Linguística

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Chamada para trabalhos, Linguística, Letras

O II Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia (SEVALING) acontece de 17 a 19 de maio de 201 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Serão três dias com Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos, Comunicações Orais, Minicursos e Intervenções Culturais, nos quais questões linguísticas correlacionadas à realidade social serão socializadas. E possivelmente propostas de ações serão (re)pensadas com vistas à aceitação da heterogeneidade da língua como um elemento constitutivo do próprio sistema linguístico. As propostas dos Simpósios Temáticos e os resumos a serem apresentados em cada simpósio deverão ser encaminhados até 8 de maio.

O II Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia - SEVALING surgiu graças ao empenho de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo - CNPq, o Grupo Janus. O grupo desenvolve estudos relacionados à variação e à mudança linguísticas, priorizando abordagens que busquem inter-relacionar a história social da Língua Portuguesa a fim de explicar os fenômenos da língua em uso, identificando, no tempo, no espaço e nas práticas sociais, a língua em seus diversos matizes.  Assim, a prática da pesquisa cotidiana levou-nos a idealizar um espaço de discussão, de troca de experiências e, principalmente, de divulgação do conhecimento. Afinal, perguntamo-nos não é justamente em um Seminário que se lançam as sementes maduras para que deem frutos? Eis que aqui agrupam as sementes e os frutos das múltiplas realidades vivenciadas diuturnamente por aqueles que falam o português do Brasil.

Nesse sentido, o II Sevaling coloca-se com o propósito de reunir estudos sociovariacionistas e (sócio)funcionalistas, bem como pesquisadores que tenham  realizado descrições e análises de fenômenos linguísticos relacionados à variação e à mudança linguística, abrangendo diversos corpora  e pondo em destaque muitas pesquisas realizadas em nível de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) e em nível de Graduação, mostrando, assim, a condição de realizar um produtivo diálogo sobre variação e mudança entre os diversos estratos que compõem o fazer acadêmico.

Para tanto, o Seminário organizado pelo Grupo Janus abre portas e caminhos para  contribuição de pesquisadores, entre outras, das áreas da Fonética e da Fonologia, da Morfologia e da Sintaxe, da Lexicologia e da Dialectologia, da Semântica e da Pragmática, do Texto e do Discurso, da Linguística Aplicada e, também, estudos dedicados à importância da compreensão de fenômenos ligados à variação e à mudança no ambiente escolar para que possamos contribuir com a formação e reflexão dos professores das redes municipal e estadual de Vitória da Conquista e da microrregião.

Mais informações na página do II Seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia (SEVALING).

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas