Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo

Início: Fim: Países: Galiza

Eventos, Literatura

A segunda edição das Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo, organizadas anualmente pela I Cátedra Internacional José Saramago, realiza-se na Casa das Campás, em Ponte Vedra, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017.

As atividades destinam-se a especialistas de várias áreas do conhecimento, aos alunos da Universidade de Vigo e ao público em geral. Os estudantes das áreas de Filologia Galega e Portuguesa, Belas-Artes, Ciências Sociais e Comunicação da Universidade de Vigo estão diretamente envolvidos nestas Jornadas: colaboram na organização, apresentam comunicações e participam nos debates. Há nestas Jornadas uma aspiração simultaneamente académica, interdisciplinar, didática e de divulgação do pensamento ético e da ação políticocultural de José Saramago.

As II Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo dedicam uma atenção especial quer ao tricentenário do Convento de Mafra, quer aos trinta e cinco anos da primeira edição do romance de Saramago Memorial do Convento (1982). Abordam-se também temas relacionados com poesia política, feminismo, arte e cinema, com o propósito de demonstrar o alcance e a pluralidade da obra de Saramago.

Estas Jornadas cumprem com o principal objetivo da I Cátedra Internacional José Saramago (CJS) da Universidade de Vigo, que é o estudo e a difusão da obra e do pensamento do autor de Memorial do Convento, Prémio Nobel da Literatura em 1998. Ao mesmo tempo, centram-se nos três principais eixos da ação universitária que guiam a I Cátedra Internacional José Saramago: ensino, investigação e atividades de extensão.

Programa e mais informações em anexo.

Fonte: Camões, I. P.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas