Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Jornadas de Estudos Culturais Ibéricos na Alemanha

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Estudos Culturais, Estudos Ibéricos, Literatura, Migrações, Sociologia

As II Jornadas de Estudios Culturales Ibéricos acontecem na Universidade de Chemnitz, na Alemanha, de 16 a 18 novembro de 2017. O evento pretende reunir novas abordagens e práticas de investigação em Estudos Ibéricos. Os investigadores interessados podem enviar resumos até 28 de fevereiro. As línguas de trabalho são Português, Galego, Basco, Catalão, Espanhol e Inglês.

A diversidade cultural e linguística da Península Ibérica (País Basco, Catalunha, Galiza, Espanha e Portugal) apela a uma redefinição das práticas de filologia nacional que vai além de línguas e literaturas portuguesa e espanhola. Estudos Ibéricos é um campo de pesquisa com o aumento crescente importância que busca refletir a complexidade da Península Ibérica e analisar suas diferentes literaturas, identidades, culturas e história a partir de uma perspectiva comparativa e interdisciplinar. Sob o tema "Novas Abordagens e Práticas de Investigação em Estudos Ibéricos", a Segunda Conferência sobre Estudos Ibéricos Culturais irá fornecer uma plataforma de discussão para todos aqueles que trabalham no campo, a fim de avaliar os seus horizontes e desafios.

Contribuições de acadêmicos e jovens estudiosos de diferentes disciplinas, como os estudos culturais, história, estudos literários ou sociologia são bem vindas. Possíveis áreas de exploração podem incluir, mas não estão limitados a:

  •     Abordagens teóricas: paradigmas e desafios dos Estudos Ibéricos
  •     Relações Centro-periferia da Península Ibérica
  •     Alteridade, hibridismo e migração
  •     Transferência cultural e contato cultural
  •     Colonialismos ibéricos, Discursos globalização através dos tempos
  •     Movimentos sociais e transformação política
  •     Culturas da memória
  •     Nacionalismo, de construção da nação e políticas conflitos

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo (em inglês), nos e-mails nuria.codina-sola@phil.tu-chemnitz.de e thomas.weissmann@phil.tu-chemnitz.de e na página da Technische Universität Chemnitz.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas