Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Pedagogia, Didática, Ciências da Educação

II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação
04–06 de setembro de 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Campus Natal-Central
Natal/RN

A II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação acontecerá em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2017. As submissões estão abertas até 16 de junho de 2017.

O evento é destinado a estudantes, pesquisadores, professores, gestores e profissionais da educação ou de áreas correlatas e tem o objetivo de congregar pessoas para o debate e exposição de conhecimentos relevantes sobre a pesquisa na área das políticas públicas em educação e da intersetorialidade das políticas educativas, tendo como base a integração de conhecimentos e experiências no contexto educacional. Parte do pressuposto de que olhar para as políticas públicas no campo educacional significa abrir o espaço para a reflexão sobre as idiossincrasias atreladas às diversas necessidades do sujeito social em seu processo formativo. A jornada pretende fomentar discussões sobre a efetividade das ações governamentais que buscam melhorar as condições de formação, nos seus mais diversos níveis. Além disso, a Jornada, por ser Ibero-Americana, permitirá a troca de experiências entre diversos países que possuem estratégias educacionais diferentes. A programação científica foi estruturada com atividades diversificadas, de modo a agregar o maior número possível de participantes e foi dividida em mesas-redondas, conferências e comunicações orais.

O eixo estruturante na nossa Jornada é a interdisciplinaridade, que valoriza o diálogo entre as diversas esferas de conhecimento e convida a comunidade acadêmica para pensar sobre a sua efetividade e relevância no contexto educacional. Assim, a Jornada instiga o participante a debater sobre como as práticas interdisciplinares vem sendo adotadas e com que saberes a educação tem buscado dialogar nos dias atuais, de modo a enriquecer a atuação docente em quaisquer espaços formativos. 

Constituem objetivos do evento:

  • promover a reflexão sobre a pesquisa em políticas públicas educacionais e as experiências interdisciplinares na educação;
  • oportunizar a troca de ideias com vistas à formação de uma rede de pesquisadores da área educacional e áreas afins numa perspectiva interdisciplinar;
  • oferecer um espaço para a comunicação do conhecimento científico educacional construído numa perspectiva interdisciplinar;
  • facilitar o intercâmbio de pessoas que promovem, constroem e se interessam por experiências educacionais (projetos, ações, políticas) interdisciplinares na educação.

Apresentação de propostas

Os trabalhos submetidos à Jornada deverão contemplar os seguintes eixos temáticos:

  1. Políticas públicas educacionais;
  2. Metodologias no contexto educacional;
  3. Educação, diversidade e inclusão;
  4. Formação docente e currículo;
  5. Trabalho e Educação;
  6. Projetos e experiências educacionais inovadores;
  7. Tecnologias educacionais e sociedade do conhecimento.

Para apresentação de trabalhos nas sessões de comunicação oral os autores deverão enviar, até 16 de junho de 2017, um texto completo de 8 a 12 páginas. 

Mais informações e inscrições:

http://ocs.novapaideia.org
www.novapaideia.org
iijorneduc@gmail.com

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas