Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

II ENDIS – Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Chamada para trabalhos, Filosofia, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Media

O II ENDIS – II Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade acontece de 26 a 28 de abril em Teresina, Piauí. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem como temática Mídia e Democracia e visa estimular o debate acadêmico científico entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de comunicação e áreas afins.

Os resumos podem ser enviados para o Grupo de Trabalho correspondente até 31 de março de 2017. Podem ser escritos em português, espanhol, inglês e francês.

O II ENDIS abre portas para pesquisadores das áreas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Filosofia, História, Antropologia, Sociologia que atuam no campo de estudos sobre discurso, identidade e subjetividade. No evento haverá minicursos, oficinas e palestras.

Grupos de trabalho (GTs)

GT.01 - Linguagem, Cultura e Identidade |  
Ementa: A linguagem como discurso nos processos de construção e deslocamento das identidades no sistema cultural. As diferentes posições dos sujeitos nos processos enunciativos e os conflitos de identificação na modernidade tardia.
linguagemeidentidade@gmail.com

GT.02 - Mídia, Democracia e Cidadania|  
Ementa: Democracia é um conceito complexo desde a sua origem grega. Polêmico pelas possibilidades e concepções de práticas diversas: democracia representativa, participativa, direta etc. A ideia de um governo que seja a expressão da vontade do povo mais esconde do que dá sentido a essa complexidade. Em torno da ideia de democracia giram conceitos como os de liberdade, igualdade, participação, cidadania, estado, sociedade, etc... desdobramentos que ampliam e tornam ainda mais complexo esse ideário. Diz-se que não há democracia sem imprensa livre, mas a liberdade de imprensa é um misto de liberdade de empresa e de discurso de autodefesa dos interesses da própria mídia. O trabalho da mídia como prestação de serviço à sociedade é não apenas parcial, mais passional. Envoltos nesse tecido asfixiante, cidadãos e cidadãs parecem se contentar com o direito ao voto, quando não abrem mão e entregam as decisões aos donos dos currais eleitorais para que escolham aqueles que comandarão os seus destinos.
midiaecidadania2@gmail.com

GT.03 - Narrativas Midiáticas |  
Ementa: A relação dialética entre mídia e sociedade. As narrativas midiáticas como elementos constituidores da vida social e, ao mesmo tempo, constituídas por ela. Práticas comunicativas – imagens e representações midiáticas – enquanto arranjos discursivos da vida cotidiana nas sociedades globalizantes.
narrativasmidiaticas@gmail.com

GT.04 - Gênero e Subjetividades |  
Ementa: Gênero como categoria de análise que evidencia o movimento e as transformações históricas nos processos contemporâneos de produção de subjetividades, sexualidade e corpo. Os acordos sociais e os impasses na conquista de espaços de reconhecimento das diferenças de gênero.
generoesubjetividade@gmail.com

GT.05 - Discurso e Ideologia |
Ementa: Abordagens discursivas acerca da ideologia: discurso, ideologia, poder, práticas hegemônicas e contra-hegemônicas. O papel do discurso na instauração, manutenção e/ou transformação das relações assimétricas de poder no contexto da modernidade tardia.
discursoeideologia@gmail.com

GT.06 - Discurso, Imagem e Imaginário |
Ementa: Categorizações da imagem nas diversas narrativas imagéticas e os discursos midiáticos como espaço de tensão do processo cultural contemporâneo de construção e representação da realidade e das identidades individuais e coletivas. Imagem-tempo e imagem movimento como recursos de produção de sentido.
imagemeimaginario@gmail.com

GT.07 - Discurso e Cultura Digital |
Ementa: Práticas discursivas delineados pelas transformações culturais no universo digital. Hipertextualidade, multimidialidade, convergências e interatividade nos ambientes socioculturais em rede. Redes sociais como novas formas de sociabilidades.sentido.
d.culturadigital@gmail.com

Mais informações na página do II Endis.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas